quarta, 12 de novembro de 2025
Euro Dólar

BAHIA REALIZA ABERTURA DO SEMINÁRIO ESTADUAL BOLSA FAMÍLIA EM AÇÃO

Victoria Isabel - 12/11/2025 15:30

Com o propósito de fortalecer a integração entre as áreas de educação, saúde e assistência social, além de aprimorar o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), foi aberta, nesta quarta-feira (12), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, a programação do Seminário Estadual Bolsa Família em Ação Bahia. O evento segue até quinta (13), com painéis e debates voltados ao fortalecimento da gestão intersetorial do programa.

O seminário é promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e conta com a colaboração da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância da Educação dentro do programa. “O Bolsa Família vai muito além da transferência de renda: ele garante a frequência dos estudantes na escola e fortalece a aprendizagem. Na Bahia, mais de 400 mil estudantes da rede estadual recebem o Bolsa Presença, benefício vinculado diretamente ao programa, e o estado se destaca no acompanhamento das condicionalidades educacionais”. Segundo a secretária, esse resultado só é possível com a articulação entre Educação, Assistência e Saúde e o compromisso com políticas públicas que transformam a vida das famílias e fortalecem a educação no estado.

O seminário reúne gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais, além de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS). No eixo da Educação, a SEC desempenha papel fundamental no acompanhamento das condicionalidades educacionais, garantindo que os municípios recebam suporte técnico, formação e orientação para o registro da frequência escolar no Sistema Presença, plataforma oficial do MEC. No último bimestre, a Bahia alcançou 88,44% de cobertura escolar, contemplando mais de 1,6 milhão de estudantes de 4 a 17 anos; resultado da atuação conjunta entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Em sua fala, a secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, enfatizou o compromisso do Governo Federal em fortalecer o Bolsa Família como uma política de transformação social. “O nosso sonho é ver as famílias deixando o Bolsa Família não por falta de necessidade, mas porque seus filhos estão na universidade, estão trabalhando, realizando seus sonhos. É a educação que abre esse caminho e fecha o ralo da desigualdade”, afirmou.

A programação do seminário inclui painéis e debates técnicos sobre gestão de benefícios, acompanhamento das condicionalidades e aprimoramento das estratégias de integração entre os entes federativos. O evento também contou com o depoimento emocionado da beneficiária Ana Cristina, que compartilhou sua trajetória de superação. “Eu vivi na pele muitas dificuldades, e hoje sou grata pelo apoio do Bolsa Família. O programa e o trabalho do CRAS mudaram minha vida e me devolveram dignidade e esperança”, relatou.

Atualmente, a Bahia se destaca como o estado com o maior número de beneficiários do Programa Bolsa Família no país, com mais de 2,3 milhões de famílias atendidas, o que representa cerca de 5,7 milhões de pessoas diretamente impactadas. Em outubro de 2025, o volume de recursos repassados ultrapassou R$ 1,5 bilhão. Já em 2024, o programa transferiu cerca de R$ 20 bilhões para as famílias baianas em todos os 417 municípios do estado. Além disso, a Bahia ocupa a segunda posição nacional no acompanhamento das condicionalidades do programa, com cerca de 3,8 milhões de pessoas monitoradas na área da saúde e 1,8 milhão na educação.

Foto: Douglas Amaral

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.