sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CASOS DE COVID EM SALVADOR CRESCEM 269% EM UMA SEMANA

admin - 14/01/2022 06:44 - Atualizado 14/01/2022

Salvador vive uma escalada de casos de covid-19 desde dezembro e, agora em janeiro, o aumento é ainda mais acentuado. Do dia 4 para o dia 12, o salto de casos positivos na testagem itinerante da prefeitura foi de 269%. No dia 4 foram feitos 213 testes e 30 deram positivo. Na última quarta (12), foram 199 exames totais e, desses, 103 positivaram (veja tabela ao lado). Na Bahia, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), do dia 1º para o dia 12, 234% dos testes de covid deram positivo. Em algumas farmácias e laboratórios já ocorre a suspensão de testes por falta de insumos .

O salto acontece devido à alta na contaminação, que faz com que haja um aumento na demanda por testes. Para diminuir a pressão, no último dia 11, a prefeitura incluiu mais um posto itinerante para a testagem. O estudante João Victor Ferreira, 23, está com covid e conta que só conseguiu realizar o exame de forma gratuita na terceira tentativa. “Eu estava com sintomas, não tenho plano de saúde e não tinha como bancar um teste particular. Tentei a unidade do Bonfim e, quando cheguei pela tarde, os testes já tinham acabado. No dia seguinte tentei em Nazaré e tinha muita gente, aí fui para a do Calabar e deu certo”, conta.

A publicitária Ive Deonísio, 34, é mais uma positivada resultante das festas de final de ano. Ela dividiu uma casa com amigos para passar o réveillon e diz que todos acabaram contaminados. “Meus cuidados com a pandemia mudaram muito do início de 2021 para o final. Depois da vacinação, fiquei bem mais tranquila; não tinha mais aquela agonia de passar álcool em tudo. Agora, está voltando um pouco porque praticamente todo o meu ciclo de amigos está com covid”, diz. Os sintomas da publicitária começaram já no dia 1º. “Era muita tosse e um pouco de secreção e espirros, sintomas de gripe mesmo. Em um dos dias eu fiquei de cama, bastante cansada, mas não tive febre. Eu fiz uma consulta online pelo plano, consegui uma requisição médica e fiz o teste no dia 7”.

Em entrevista à TV Bahia nesta quinta-feira (13), o prefeito Bruno Reis destacou que Salvador vive uma “transmissão que nunca viveu antes”. Mas acrescentou que, até o momento, essa alta contaminação não está refletindo de maneira proporcional em casos graves. “Porém, graças à vacina, a Deus e ao trabalho que fizemos até aqui, a pressão está na porta das UPAs, mas não está na transferência das UPAs para os hospitais de campanha. Se estivéssemos em outro momento da pandemia, com a quantidade de casos que existem agora, a pressão sobre o sistema de saúde seria muito maior, muito preocupante”, analisou.

O prefeito também comentou que ainda não é necessário ampliar as medidas restritivas, já que a taxa de ocupação de leitos de UTI está sob controle. “O nosso medidor sempre foi e ainda é a taxa de ocupação de leitos de UTI. Se houver risco de colapso no sistema de saúde, vamos ampliar as medidas restritivas”, acrescentou.

Aumento de casos positivos na Bahia

A explosão de casos não se concentra em Salvador. Nesta quinta (13), o Lacen Bahia divulgou que em 3 mil exames analisados foi registrado um aumento de 234% na positividade dos testes para covid entre 1º e 12 de janeiro. A última vez que o estado atingiu essa marca foi em outubro de 2021. “A gente vê hoje que o percentual tem se elevado diariamente e isso atribuímos a essa nova variante Ômicron, o que é muito preocupante. Tínhamos índices baixos de positividade, mas agora já estamos vendo um reflexo de um novo cenário epidemiológico no estado”, alerta a  coordenadora Técnica dos Laboratórios de Vigilância Epidemiológica, Felicidade Pereira.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.