

A Vulp Air, ex-Colortel, empresa com mais de 50 anos de história, traçou uma nova rota estratégica. Sob a gestão do novo CEO, Mateus Orsini, a companhia mudou seu posicionamento, oferecendo climatização inteligente por assinatura, ampliou o faturamento em 50% e atingiu a marca de R$132 milhões. Tudo isso após o processo de aquisição pelo search fund Lotta Capital em dezembro de 2023. A operação da empresa na região Nordeste teve um crescimento de aproximadamente 25% em 2025, com mais de 400 clientes ativos.
De olho em um mercado em expansão, a climatização por assinatura é um modelo de serviço em que as empresas podem contratar soluções de climatização a partir de uma mensalidade fixa. Com isso, garantem mais conveniência, eficiência energética e otimização de capital. Pensando nos estados nordestinos e nas altas temperaturas durante todo o ano, o conforto térmico é ainda mais importante em diversos setores da economia.
Comparado ao modelo tradicional existente no mercado, com incentivos perversos ao cliente – no qual quem instala não opera e quem opera vende peças – o modelo da Vulp Air é capaz de eliminar este conflito. “O cliente paga um valor fixo e não tem surpresas, mesmo que haja um ou mil chamados. Se algo quebra, a responsabilidade é toda nossa – e por isso, usamos os melhores equipamentos, os melhores técnicos e o melhor plano de manutenção”, explica Mateus Orsini, CEO da Vulp Air. Soma-se a isso, outros benefícios bastante relevantes para as empresas: redução de dispêndio de caixa e de custos, certificação, manutenção adequada, tecnologia e automação.
A Vulp Air é pioneira no mercado de climatização por assinatura. É a maior de sua categoria, distribuída em 9 filiais próprias – quatro delas no Nordeste – e 40 postos avançados para estar perto dos seus mais 2.500 clientes. “Estamos lidando com um modelo de negócio com forte potencial de alcance e expansão. Por isso, nosso novo posicionamento visa demonstrar a relevância da climatização por assinatura em meio a um cenário de aquecimento global, depreciação acelerada dos equipamentos e gestão descentralizada e informal, que impacta diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas – e configura um dos grandes desafios corporativos dos dias atuais, já que afeta consideravelmente o faturamento das empresas”, enfatiza Orsini.
Complementar a essa visão do potencial do serviço no futuro, a Vulp Air quer ampliar os segmentos em que já atua para outras verticais. “Hoje, nós somos relevantes em setores como saúde, educação, indústria, varejo alimentar, bem-estar e hotelaria, mas expandir esses pilares é estratégico. Cerca de 98% das verticais de negócios existentes no Brasil são nossos potenciais clientes”, reforça o executivo.
A meta é expandir a base atual de 105 mil equipamentos em operação em todos os estados do Brasil para 135 mil, com aumento de receita da ordem de 40% até dezembro de 2025, mantendo essa taxa de crescimento anual. Além disso, estão previstos investimentos de R$ 70 milhões para a compra de equipamentos e R$ 15 milhões a serem aplicados em pessoas e tecnologia até o fim deste ano.
Ao longo de sua experiência como CEO da empresa, Orsini pôde sentir a dificuldade e complexidade da gestão da climatização nas companhias. Em muitos segmentos, a temperatura não é apenas um fator de conforto, mas um componente vital, cuja falha pode gerar prejuízos significativos e até colocar vidas em risco. “Foi a partir dessa realidade que entendemos o quanto nosso conhecimento pode contribuir para resolver problemas, amenizar impactos, trazer eficiência e controle. Nossa visão de futuro é proporcionar conforto térmico para a vida de 10 milhões de pessoas por dia até 2035”, pondera o executivo.
Em pouco mais de um ano, Orsini implementou soluções de Field Service, IoT, manutenção preditiva e automação, entre outras, que revolucionaram a forma como as equipes operam em campo, aumentando a eficiência dos atendimentos e a satisfação dos clientes. Essa transformação digital foi acompanhada pela geração de novos postos de trabalho. Neste ano, a equipe da Vulp Air na Bahia e em Pernambuco cresceu 12%. Atualmente, o quadro de colaboradores no país ultrapassa 360 profissionais, sendo mais de 35% deles no Nordeste.
As soluções integradas da empresa garantem economia de pelo menos 20% de aumento em eficiência energética, e até 50% quando combinadas com processos de automação tecnológica. Mais conforto, menos consumo. Mais controle, menos desperdício. “Caminhamos no ritmo do cliente para garantir sucesso compartilhado. Dividimos os mesmos desafios e oferecemos uma jornada de atendimento de 24 horas por dia, para qualquer região do País. Quando algo precisa de ajuste, estamos sempre alinhados oferecendo uma solução rápida, eficiente e efetiva a longo prazo”, explica o executivo.
“Estamos desbravando esse mercado. Temos grande potencial de expansão e contamos com profissionais comprometidos em manter um alto nível de qualidade e serviço. É tempo de expansão, crescimento e otimização da proposta de valor do negócio. Climatizar é preciso – complicar, não”, finaliza o CEO.
Sobre a Vulp Air
A Vulp Air é a empresa pioneira na oferta de climatização inteligente por assinatura. Com um modelo de negócios que entrega conveniência, eficiência energética e otimização de capital, a empresa disponibiliza soluções personalizadas de conforto térmico, do projeto à manutenção, visando simplificar a gestão da climatização.
A partir de planos flexíveis para mais eficiência e previsibilidade da operação de seus clientes, suas soluções garantem economia de pelo menos 20% de aumento em eficiência energética, e até 50% quando combinadas com processos de automação tecnológica.
Sediada no Rio de Janeiro e distribuída em 9 filiais próprias, a companhia atende 2.500 clientes e gerencia mais de 100 mil equipamentos em operação em todos os estados do Brasil, com jornada de atendimento de 24×7 em qualquer região do país. A empresa atua nos ramos de Hotelaria, Educação, Saúde, Bem-estar, Varejo Alimentar, Indústria e está expandindo sua operação para outras verticais de negócio. Saiba mais em www.vulpair.com.br.



