

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), foi selecionada para integrar um projeto internacional com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos na frota do transporte público do país. A medida foi anunciada durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, que acontece no Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o BTG Pactual, o Mitigation Action Facility (MAF) e o WRI Brasil.
O programa “Ônibus Elétricos e Transformação da Indústria no Brasil: Acelerando a Transição Justa e Verde” prevê um fundo inicial de 80 milhões de euros para acelerar a aquisição de ônibus elétricos e fortalecer a cadeia produtiva nacional de mobilidade limpa. Ao todo, 10 cidades no mundo foram selecionadas para fazer parte da iniciativa, sendo quatro delas no Brasil: Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
O objetivo é mobilizar cerca de 450 milhões de euros em financiamento privado, buscando viabilizar a aquisição de mais de 1.700 novos ônibus elétricos até 2030, dobrando a frota atual de veículos do tipo no país.
Salvador, que já conta com projetos reconhecidos neste âmbito, vem implementando, desde 2022, ações estruturantes para a transição energética no transporte público. A cidade opera uma frota de oito veículos elétricos em seu sistema BRT, terceira maior frota do país.
Além disso, possui o maior eletroterminal público do Brasil, com uma potência instalada de 1.600 kW/h. A inclusão no projeto permitirá à cidade contar com assistência técnica dedicada para ações de diagnóstico, planejamento estratégico, estudos de viabilidade, apoio técnico-institucional e capacitação, incluindo a integração de critérios de inclusão social e de gênero no processo de eletrificação da frota.
Além da escolha para o novo projeto, Salvador está em fase de preparação de operação de crédito junto ao Banco Mundial, no valor de 94 milhões de dólares, que irá viabilizar a aquisição de mais 100 ônibus elétricos para a cidade e a ampliação de sua infraestrutura de recarga, além de outras ações em prol da mobilidade sustentável.
Ao longo do último ano, a cidade também tem realizado uma série de testes com ônibus elétricos para entender a operação e analisar o desempenho dos modelos de diferentes fabricantes, tanto nacionais como internacionais, na rotina do trânsito e das vias da cidade.
Fotos: Ascom Semob



