quinta, 06 de novembro de 2025
Euro Dólar

SENHOR DO BONFIM REÚNE REPRESENTANTES DE QUATRO TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE EM NOVA ETAPA PDI BAHIA 2050

João Paulo - 06/11/2025 11:03

A cidade de Senhor do Bonfim, localizada no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, foi escolhida para sediar, nesta quarta-feira(05), o primeiro Seminário Macroterritorial do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2050. O encontro, realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), marca a segunda etapa participativa do processo de atualização do plano de longo prazo que orientará as políticas públicas de desenvolvimento da Bahia nas próximas décadas. Com a presença de representantes da sociedade civil, do setor produtivo, das universidades e de órgãos públicos dos Territórios do Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Itaparica e Semiárido Nordeste II, foram apresentadas as prioridades regionais e construídas propostas para potencializar as vocações locais, com foco na redução das desigualdades. A atividade está sendo coordenada pela Superintendência de Planejamento Estratégico (SPE/Seplan).

A programação contou com apresentações do superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto, que explicou sobre o trabalho que vem sendo realizado, em parceria com a consultoria Macroplan, para ampliar as estratégias do plano de longo prazo do horizonte de 2035 para 2050. As novas perspectivas para promover o desenvolvimento baiano foi o ponto de vista trazido pelo coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CODES-Bahia), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Jonas Paulo. Por último, o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da Contabilidade, Economia e Administração (FUNDACE), Rosembergue Valverde, destacou a importância e dados sobre o desenvolvimento territorial da Bahia.

A contribuição dos territórios é fundamental para contemplar a diversidade de realidades e garantir que os caminhos viáveis para transformar o futuro da Bahia sejam construídas de forma integrada em cinco eixos estratégicos: Competitividade Sistêmica, Sustentabilidade Ambiental e Climática, Educação Cidadã e Transformadora, Diversidade e Equidade com Qualidade de Vida, e Gestão e Inovação. A relevância da etapa territorial foi apontada pela secretária de Desenvolvimento Econômico de Senhor do Bonfim e membro do Fórum de Secretários e Dirigentes da Bahia, Ana Cláudia Matos. “Hoje estamos aqui participando deste mega evento, que é de vital importância para a nossa região, para a nossa Bahia, para realmente entender as nossas demandas e o que é de importância em estratégias para o desenvolvimento econômico. Eu sei que deste evento, depois de perpassar por todos os territórios, com certeza teremos uma Bahia diferente, com desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Dentre os participantes, Valdeir José, coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Territorial de Desenvolvimento Sustentável – Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (CODETER) e representante da Associação dos Pequenos Agricultores do Caldeirão do Mulato, do município de Antônio Gonçalves, destacou a importância do foco no longo prazo. “Nós estamos planejando 25 anos para 2050, e eu, particularmente, vejo muito essa questão do planejamento da sustentabilidade da Bahia. Isso é uma das áreas que tenho interesse em discutir”, ressaltou. Antes dos encontros presenciais, os territórios participaram de uma etapa virtual, que contou com 406 contribuições por meio de formulário digital no mês de outubro. Nesse momento, duas perguntas-chave foram respondidas: Quais os 5 objetivos mais relevantes para a região? Quais os 3 ativos locais que podem ser os principais indutores do desenvolvimento da região?

Após o seminário, um novo formulário ficará aberto até o dia 05 de dezembro para capturar percepções mais amplas, com as seguintes questões: Quais as principais potencialidades da Bahia? Quais os principais desafios do seu território? Quais ações ou projetos podem contribuir para o alcance dos objetivos de longo prazo?

Até o dia 27 de novembro, mais outras seis cidades da Bahia receberá o evento, que acontecerá sempre em instituições de ensino: Feira de Santana (07), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Barreiras (11), na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); Seabra (13), no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); Vitória da Conquista (17), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Itabuna (19), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Salvador (27), na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foto: Renata Pizane

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.