

A disputa pelo Palácio de Ondina em 2026 mostra cenário de empate técnico entre o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (27).
No primeiro cenário, ACM Neto tem 40% das intenções de voto contra 36% de Jerônimo Rodrigues. João Roma (PL) aparece com 5%, e José Carlos Aleluia (Novo) com 2%. Já no segundo, com o atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) no lugar de Jerônimo, há novo empate: 42% para ACM Neto e 42% para o ex-governador. No terceiro, quando o nome do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, é incluído, Jerônimo lidera com 38%, seguido de ACM Neto com 34%.
Além do impacto político, o resultado tem relevância econômica: a continuidade ou mudança na gestão estadual pode influenciar políticas públicas, investimentos e projetos estratégicos em setores-chave da economia baiana, como turismo, infraestrutura e indústria.
O PT governa a Bahia há cinco mandatos consecutivos, desde 2007. Caso Jerônimo seja reeleito, o partido completará 28 anos à frente do Executivo estadual. A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistas em todo o estado, margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Foto: Thuane Maria/GOVBA e Divulgação