

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, durante o 1º Congresso Foco no Municipalismo, em Itacaré, neste sábado (25), que a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) e do Porto Sul, projetos que estão paralisados, serão retomados em breve. Acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues, o ministro Rui Costa detalhou, em discurso, o estágio atual das tratativas, explicando que se trata de uma complexa negociação entre grupos privados, com o governo atuando como facilitador. Rui parecia estar ciente que um grupo privado iria assumir a obra, mas não se sentiu à vontade para dizer.
“Estamos entrando numa reta final. Eu prefiro anunciar quando tiver… Eles próprios vão anunciar. Não sou eu quem vou anunciar, então é uma negociação privada”, disse Costa. “Nós estamos estimulando, estamos acompanhando, promovendo encontros entre privados para que eles encontrem a solução e aquilo que é da parte pública buscando facilitar ao máximo.”
Jerônimo Rodrigues reforçou o empenho do presidente Lula na busca por uma solução.
“O presidente Lula está trabalhando dia e noite para que as obras sejam retomadas por intermédio de negociações com novos grupos empresariais”, declarou o governador.
Rui chegou a dizer que nos próximos dias será anunciado um novo arranjo empresarial para retomar a obra. “Quem sabe ainda esse ano, a obra da ferrovia e planejar o início da construção do porto.” A última notícia sobre o assunto informava que a Vale e a Cedro estavam analisando a possibilidade de assumir a Bamin. (Agravo)