

A BAMIN vai marcar presença na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), maior evento de mineração da América Latina, realizado de segunda (27) a quinta-feira (30), no Centro de Convenções, em Salvador. Na ocasião, a empresa estará com estande e presença em três painéis.
Na abertura, às 18h05, o CEO da BAMIN, Eduardo Ledsham, participa do talk show “A Nova Fronteira Mineral do Nordeste do Brasil”, mediado por Patrícia Procópio, presidente do WIMBrasil. O encontro, com participação de outros executivos do segmento, vai abordar as oportunidades emergentes do setor mineral, o papel da mineração responsável, os investimentos em tecnologia e digitalização, além de discutir como as práticas ESG vêm se consolidando como diferencial competitivo e vetor de transformação social e ambiental.
Na terça (28), às 15h45, o diretor Técnico, de Estratégia e Planejamento Integrado, Lucas Araújo, será um dos palestrantes do painel “Oferta de Energia para Mineração e Eficiência Energética”, com moderação de Sérgio Fernandes Saraiva, diretor de Mineração na Largo Vanádio. O debate vai tratar dos avanços e desafios na geração e oferta de energia para o setor, considerando a crescente demanda e a realidade operacional das mineradoras, especialmente em regiões remotas e de difícil acesso.
Já na quarta (29), às 9h, a gerente de Comunicação Corporativa, Sandra Barroca, participa do painel “Reputação em tempos críticos e Inovação na Comunicação”, organizado pelo Capítulo Bahia da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O encontro vai reunir profissionais da área de Comunicação e pesquisadores para compartilhar experiências e reflexões sobre o papel estratégico da comunicação corporativa e sua contribuição para a construção de relações de confiança e valor.
Orgulho de ser baiana
Com o tema “O coração da Bahia bate aqui”, o estande da BAMIN, localizado no Pavilhão B, será um convite à imersão na essência baiana da empresa. O espaço vai destacar os pilares que norteiam a atuação da BAMIN — excelência, sustentabilidade e respeito ao território — e apresentar o legado transformador do Projeto Integrado Pedra de Ferro, que conecta Caetité e Ilhéus por meio da Mina Pedra de Ferro, do Porto Sul e do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), atravessando 19 municípios do interior da Bahia.
Mais do que infraestrutura, o estande vai contar histórias de pessoas, mostrando como a presença da BAMIN tem impulsionado o desenvolvimento local por meio de projetos socioambientais, culturais e econômicos. Serão compartilhadas narrativas reais, que traduzem o compromisso da empresa com a inovação e com um desenvolvimento que respeita e valoriza o território baiano. “Queremos mostrar o que nasce do compromisso da BAMIN com um legado sustentável, resultado dos nossos investimentos em pessoas, tecnologia e no futuro da Bahia. É uma história feita de transformação, respeito e orgulho de ser baiana”, afirmar a gerente de Comunicação Corporativa, Sandra Barroca.
Sobre a BAMIN
A BAMIN faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), grupo com atuação global no setor de recursos naturais, presente em 15 países. A empresa é responsável por projetos de mineração e logística na Bahia, como a Mina Pedra de Ferro, em Caetité; o Porto Sul, em Ilhéus; e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), que ligará as duas cidades.
Foto divulgação



