

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (22), projeto de lei do senador Jaques Wagner (PT-BA) que inclui as cooperativas entre os beneficiários do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Segundo Wagner, a iniciativa será fundamental diante dos desafios enfrentados pelo segmento para acesso a linhas de crédito.
“Atualmente, menos de 12% dos empreendimentos de cooperativismo solidário acessa políticas de crédito existentes, e o formato do Pronampe pode ser uma oportunidade de alavancagem para este segmento econômico”, defendeu.
Para o senador, a proposta vai fortalecer diversas iniciativas vinculadas a reciclagem, transporte, industrialização e segurança alimentar, garantindo o fortalecimento da economia nacional. “Esse cooperativismo, por meio de suas iniciativas de organização social e econômica, atinge diretamente mais de 10 milhões de pessoas. É um instrumento para geração de renda nos mais diversos níveis societários, promovendo geração de empregos e renda e melhoria da qualidade de vida da população”, explicou.
O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
Foto: Alessandro Dantas / PT no Senado



