sexta, 24 de outubro de 2025
Euro Dólar

CRI.ATIVOS DA FAVELA FORMA 1ª TURMA EM SALVADOR E EQUIPES CRIAM CLIPES QUE SERÃO EXIBIDOS NA TV BAHIA

João Paulo - 21/01/2025 07:45 - Atualizado 21/10/2025

Voltado para jovens de bairros periféricos, o projeto Cri.Ativos da Favela – que une criatividade, capacitação e tecnologia para promover oportunidades e perspectivas para a juventude com potencial criativo – vai formar nesta terça-feira, 21, a primeira turma de Salvador. Ao todo, a iniciativa, que oferece formação em audiovisual com inteligência artificial, capacitou 60 alunos. Na capital baiana, o projeto contou com a parceria da Rede Bahia, por meio da Bahia FM (88.7), onde os jovens tiveram como missão criar clipes do jingle da rádio (veja mais detalhes dos clipes abaixo). O fruto desse trabalho vai ao ar nos dias 25 de outubro e 01 de novembro, no programa “Conexão Bahia”, da TV Bahia; e terá exibição nos intervalos comerciais da emissora até o mês de dezembro.

“Ver a Bahia FM tão bem expressada, a partir do olhar desses meninos e meninas, é ter a certeza de que talento e oportunidade caminham lado a lado. Estamos muito felizes com o resultado e serão meses com essa entrega na telinha da TV Bahia para mostrar a potência que vem das favelas soteropolitanas”, destaca Maurício Habib, coordenador de programação das rádios da Rede Bahia.

O projeto já impactou 300 jovens em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Belém, desde 2023, quando foi criado. Em Salvador, a iniciativa vem investindo em ampliar o acesso de jovens baianos ao mercado criativo, abrindo novas portas, fomentando a inclusão e fortalecendo o potencial da periferia.

“O Cri.Ativos da Favela já é um movimento de inclusão no audiovisual. É sobre abrir caminhos, dar voz e criar pontes para jovens que têm talento, mas nem sempre têm acesso. A parceria com a Rede Bahia vem para amplificar essa energia criativa e mostrar que o futuro da comunicação é diverso, plural e vem das periferias. Criatividade e talento não têm classe social, têm propósito, potência e verdade”, afirma John Oliveira, CEO da Favela Filmes.

Ao longo de quatro meses, os jovens foram capacitados na sede da Favela Filmes, localizada em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Durante a formação, os alunos mergulharam em conteúdos sobre inteligência artificial aplicada ao audiovisual; criação de roteiro; direção de fotografia; operação de câmera, gaffer (iluminação) e maquinaria; captação de áudio; trilha sonora; e edição de vídeo. O desenvolvimento pessoal e social, com conteúdo sobre autoconhecimento, consumo responsável, cidadania e empreendedorismo, também foi abordado.

CONFIRA A DESCRIÇÃO DOS CLIPES:

Equipe 1 – Grupo AFROCRIA

A produção audiovisual realizada pelo Coletivo AFROCRIA no subúrbio ferroviário, no bairro de Paripe, intitulado “Salvador que pulsa na Bahia FM”, busca retratar um dia típico em Salvador, onde a Bahia FM acompanha o dia a dia de diferentes personagens, conectando momentos e lugares com música e alegria. Da casa, passando pela feira e chegando à praia, a presença da rádio transforma rotinas em celebrações, unindo gerações e espalhando a energia contagiante da cidade ao som do pagodão do jingle “Tô Ligado”, da rádio Bahia FM.

Equipe 2 – Grupo Diretoria

O filme “O Som que Atravessa Gerações” foi gravado em dois cenários emblemáticos de Salvador (Lagoa do Abaeté e o bairro de Itapuã) e une a linguagem do cinema e da publicidade. A narrativa mostra um senhor com seu rádio antigo e um jovem, com seu celular, ambos conectados pelo jingle marcante “Tô Ligado”, da rádio Bahia FM, símbolo que atravessa gerações. O resultado é uma celebração coletiva, com a música unindo memórias, bairros e pessoas em um só ritmo.

 

Equipe 3 – Grupo Bucha de Cena

 

O clipe “Tô Ligad…

Foto: @timexcorporation

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.