terça, 14 de outubro de 2025
Euro Dólar

LIVRO BRASILEIRO “ALQUIMIZANDO O PSIQUISMO” CONQUISTA DESTAQUE INTERNACIONAL E PRÊMIOS LITERÁRIOS

João Paulo - 14/10/2025 10:20 - Atualizado 14/10/2025

Lançado em maio do ano passado, o livro ‘Alquimizando o Psiquismo: Intervenções na Dinâmica Psicoenergética do Psiquismo, das psicólogas brasileiras Aline Fauvel, radicada em São Paulo, e a baiana Elaine Poldermans, residente na Holanda, ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento internacional, em eventos literários em Portugal, França e Espanha. A produção foi selecionada entre 7.875 obras para compor as mostras internacionais da Gallery SPT, estabelecida em Lisboa.

A obra, que integra o projeto ‘Therapeutic Deck’, foi laureada com três prêmios em 2025, incluindo melhor escritora e melhor capa e diagramação. “O reconhecimento reflete a originalidade do método terapêutico, que propõe uma jornada simbólica e arquetípica de cura, combinando psicologia, alquimia e imaginação ativa”, consideram as autoras. A iniciativa também recebeu homenagens da Assembleia Legislativa da Bahia, através de moção de congratulações nº 27.423/2024, proposta pelo deputado Hassan, pelo impacto positivo na saúde mental e pelo apoio oferecido às mães atípicas e pacientes neurodivergentes. “É uma honra ver uma proposta nascida da escuta terapêutica brasileira repercutir no mundo”, celebra Aline Fauvel.

Dando sequência ao projeto, as autoras lançam a segunda edição do livro ‘Alquimizando o Psiquismo: Intervenções na Dinâmica Psicoenergética do Psiquismo’, acompanhada do baralho terapêutico físico ‘Therapeutic Deck’ e do manual profissional Therapeutic Deck, Manual Terapêutico para Profissionais e Alquimistas de Si’, integrados à plataforma online de atendimento e formação terapêutica, (https://www.therapeuticdeck.com), consolidando um sistema de trabalho terapêutico que integra psicologia simbólica, neurociência e práticas energéticas.

Explicando que a metodologia combina narrativas simbólicas, arquétipos, imaginação ativa e recursos energéticos, possibilitando uma abordagem holística e integrativa do sofrimento psíquico, a psicóloga Aline Fauvel, psicanalista dedicada ao aprofundamento dos saberes relativos aos processos de autoconhecimento, afirma que “o Therapeutic Deck é um convite à escuta profunda e ao diálogo entre mente, corpo e alma”.

Já Elaine Poldermans, psicóloga fundadora da clínica Ancestral Therapy Care, na Holanda, e especialista em medicina tradicional chinesa, destaca que o sistema é “uma ferramenta viva que auxilia profissionais a trabalhar com a energia simbólica do inconsciente e restaurar o equilíbrio psicoemocional”. As autoras analisam que o livro, o baralho terapêutico, e a plataforma Therateutic Deck são novos instrumentais que vão possibilitar uma reestruturação na dinâmica do psiquismo, capacitando os profissionais da área a conduzir outros, no espaço terapêutico, de forma segura e estruturada. O baralho terapêutico físico e o manual profissional estão disponíveis na plataforma therapeuticdeck.com, (https://www.therapeuticdeck.com).

O trabalho vem se destacando por sua abordagem humanista e integrativa, voltada a psicólogos, terapeutas e profissionais que atuam com mães atípicas, pessoas neurodivergentes e processos de autoconhecimento profundo. O conjunto de ferramentas, livro, baralho e manual , propõe uma metodologia inovadora, baseada em arquétipos, linguagem simbólica e dinâmicas psicoenergéticas, já reconhecida internacionalmente em eventos literários na Europa. “É um método que acolhe a alma e devolve sentido à escuta terapêutica”, resume Elaine Poldermans.

A trilogia terapêutica apresentada é fruto de uma década de pesquisas e prática clínica, das psicólogas Aline Fauvel e Elaine Poldermans, que definem o ‘Alquimizando o Psiquismo’ e o Therapeutic Deck como o encontro entre ciência, alma e simbologia. “Trabalhar o psiquismo é reencantar a existência”, sintetiza Aline Fauvel. Para Elaine Poldermans, “cada carta e cada palavra são portais de transformação interior”.

Foto – Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.