A Petrobrás anunciou durante uma coletiva de imprensa realizada na sua sede na Torre Pituba, na tarde de hoje, 09, que irá retomar as atividades na fábrica de fertilizantes na Bahia e em Sergipe. Segundo a presidente Magda Chambriard, serão R$ 38 milhões investidos para reabertura e mais R$ 1.2 bilhão para operacional nos proximos cinco anos de atividade, gerando aproximadamente 500 empregos iniciais e dois mil empregos direto e indiretos nos proximos anos.
“Nós temos hoje uma expectativa muito boa para a reabertura da Fafen na Bahia e em Sergipe. Isso porque são dois ativos da petrobrás que são muito importantes para produção de Fertilizantes Nitrogenados no país. No prazo curto de menos de um ano, com a produção da Fafen, vamos chegar a 20% da produção nacional de Fertilizantes. Um número expressivo”, disse
Respondendo a um questionamento sobre a condição do gás que fez a fábrica ficar inoperante, a presidente explicou que o trabalho da Petrobrás fez com que a situação do gás mudasse no país. “Nós sabemos que com o preço do gás alto, fica impossível para a Fabrica de fertilizantes. Mas nosso trabalho, de aumentar a oferta de gás no país fez o preço do ativo baixar e só por isso a fábrica de fertilizantes está voltando a funcionar”, explicou.