A convite oficial da comunidade de Trecchina, na Província de Potenza, Itália, uma comitiva de Jequié, composta pelo prefeito Zé Cocá, vice-prefeito Flávio Santana, secretário municipal de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, deputado federal Leur Lomanto Júnior, (descendente do italiano Antonio ‘Tote’ Lomanto, pai do ex-governador Lomanto Júnior), e deputado estadual Hassan, cumpriu agenda institucional no país europeu nesta segunda-feira (29), reforçando os laços de amizade entre o município baiano e aquela comunidade italiana, que são cidades-irmãs.
Um dos pontos altos da programação foi a solenidade oficial de renovação do acordo de geminação entre os dois municípios, gesto que reafirma os laços de amizade, possibilita a troca de experiências culturais e institucionais, além de abrir portas para novas oportunidades de cooperação. “São 143 anos da presença italiana em Jequié, desde a instalação da firma Rotondano & Niela, primeira empresa de Jequié, ainda na pequena povoação, em 1882.
Foram três dias (28 a 30) de intercâmbio, reuniões institucionais e planejamentos. A comitiva jequieense foi recepcionada pelo prefeito Fábio Marcante e pela comunidade local, de braços abertos. “Foram momentos marcantes. E tivemos ainda a oportunidade de conhecer a trajetória de italianos como Vicente Grillo, Carmine Marotta, José Rotondano, Antonio Tote Lomanto, Giuseppe Niella, entre outros, que ajudaram a escrever a história de Jequié”, destacou Zé Cocá, emocionado ao ver a bandeira de Jequié disposta em um mastro, em local de honra no gabinete do prefeito.
À véspera de completar 128 anos de emancipação política, Jequié teve seu crescimento e desenvolvimento fortemente influenciado pelos italianos que imigraram para o Brasil, vindo instalar-se no sudoeste baiano, em especial em Jequié. Para o prefeito Zé Cocá, “essa agenda, além de institucional, foi uma valiosa oportunidade de reviver a história, valorizar a herança cultural e estreitar ainda mais os vínculos entre os dois povos.
O deputado municipalista Hassan, lembrou que “a presença italiana na Bahia foi marcante, principalmente na região sudoeste, e muito importante para a formação e desenvolvimento de Jequié, desde o momento em que passou a ser elevada a distrito de Maracás, abrindo o caminho para a emancipação”. Ele entende que a visita da comitiva reforça a relação centenária de amizade entre Jequié e Trecchina, que tem dado grandes contribuições para a cidade.
O prefeito Zé Cocá informou que a IX Edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, que acontecerá nos dias 21 a 23 de outubro, com o tema “As relações culturais entre italianos e baianos”, vai homenagear a memória de artistas, promotores culturais italianos e seus descendentes, e homenageará as marcas históricas italianas no município, com o tema: “A contribuição dos italianos na formação de Jequié”.
O deputado Hassan apontou que foram muitos os italianos que contribuíram para a história de Jequié, e citou o pioneiro Giuseppe Rotondano, o primeiro italiano a chegar ao município Jequié, Vicente Grillo, que tem seu nome marcado no Edifício Grillo, cedido para funcionar o Ginásio de Jequié, na doação do relógio da Igreja Matriz, na construção da Estação da Estrada de Ferro de Nazaré, do Grupo Escolar Castro Alves, hoje museu histórico, do reservatório para tratamento de águas, do Jequié Tênis Clube, do Hospital Prado Valadares, no Centro de Abastecimento Vicente Grillo (Ceavig) e no aeroporto de Jequié, dentre outros empreendimentos, cujos terrenos para a construção foram doados por ele.
Foto – Divulgação Ascom Dep. Hassan