quarta, 01 de outubro de 2025
Euro Dólar

ELETROBRAS INSTALA MÁQUINAS DE MINERAÇÃO DE BITCOIN NA BAHIA

João Paulo - 01/10/2025 08:58

A ex-companhia pública brasileira Eletrobras (B3: ELET3), privatizada em junho de 2022, divulgou que começou um projeto piloto de mineração de bitcoin na Bahia, com uso de turbinas eólicas, painéis solares e baterias.

A confirmação partiu do vice-presidente de inovação da Eletrobras, Juliano Dantas em uma conversa com a Reuters, publicada nesta terça-feira (30). De acordo com ele, a companhia busca entender melhor este mercado e as oportunidades presentes nele.

De acordo com reportagem, várias companhias mundiais estão buscando no Brasil uma oportunidade com mineração de bitcoin e outras criptomoedas. Para isso, a procura por energia limpa tem crescido no país.

Além da Eletrobras, outras companhias buscam conhecer a mineração de bitcoin no Brasil em busca de oportunidades de “oceano azul”

A cobertura da Reuters sobre a mineração de bitcoin no Brasil vai muito além da Eletrobras. Isso porque, das companhias de energia renovável a Renova Energia SA (B3: RNEW3) também está atenta ao mercado.

A procura pelo serviço da Renova Energia, uma companhia que focou na energia renovável em projetos eólicos, solares e outros mais, acontece por empresas de criptomoedas. O mercado se aqueceu após a Tether, dona do USDT, anunciar seus planos de minerar no Brasil.

A busca tem um fundo interessante de oportunidade estratégica do tipo “oceano azul”, visto que o Brasil tem uma produção excedente de energia limpa. Ou seja, as empresas de mineração de bitcoin podem contribuir com a segurança da rede e ganharem recompensas com uma produção sustentável.

Também na Bahia, a Renova Energia já começou a atender um cliente não identificado que investiu US$ 200 milhões no projeto de mineração de bitcoin com energia renovável eólica. O CEO da Renova Energia, Sergio Brasil, declarou que a empresa provê toda a infraestrutura em um passo a frente dos concorrentes, expandindo a companhia para novos mercados.

Empresas do Cazaquistão e Paraguai planejam fechar acordos no Brasil para mineração de criptomoedas; Bitmain pode chegar no país

Se empresas globais descobriram o potencial energético do Brasil, uma delas é a Enegix do Cazaquistão, que também conversou com a Reuters. De acordo com John Blount, um dos fundadores da empresa de mineração de bitcoin e criptomoedas, há uma avaliação de acordos no Nordeste do Brasil para chegar com a empresa no país.

Outra empresa avaliando negócios no país é a Penguin, que minera bitcoin no Paraguai, mas que ainda não quer divulgar detalhes da operação no Brasil.

Outra gigante do setor que pode chegar também é a Bitmain, mostrando que as maiores empresas do mercado observam com atenção o cenário brasileiro em busca de oportunidades de negócio e que podem gerar emprego e renda para milhares de brasileiros, de forma direta e indireta.

 

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.