terça, 30 de setembro de 2025
Euro Dólar

FÓRUM VIDA NO TRÂNSITO DEBATE AÇÕES PARA REDUZIR ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS

Victoria Isabel - 30/09/2025 16:16

O VI Fórum Vida no Trânsito reuniu nesta terça-feira (30) cerca de 200 pessoas, entre autoridades públicas e profissionais das áreas de saúde, trânsito e segurança viária, em debates realizados no auditório do Sest Senat, na Pituba. Com o tema “A gestão e os desafios do trânsito: perspectivas e tendências na condução de duas rodas”, o evento tem como objetivo fortalecer a articulação entre diferentes setores e incentivar a adoção de comportamentos mais seguros por motociclistas.

Aberto ao público geral, o fórum é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e pelo Comitê do Programa Vida no Trânsito (PVT).

Nos sete primeiros meses deste ano, 76% dos acidentes de trânsito na capital baiana envolveram motos. Do total de sinistros registrados (2.133) neste período, 1.628 tiveram a participação de motocicletas e 74 resultaram em mortes.

O titular da Semob, Pablo Souza, destacou as ações articuladas promovidas pela gestão municipal para conscientizar os motociclistas. De acordo com o secretário, a segurança viária é um valor inegociável.

“Estamos realizando capacitações ao longo de todo o ano, inclusive os condutores recebem um capacete novo ao final do curso. Nesta sexta-feira, faremos uma oficina com os mototaxistas credenciados. É um momento importante de escuta para avaliar os avanços. E vamos discutir aqui mecanismos para melhorar cada vez mais o trânsito em Salvador, lembrando que durante todo esse mês tivemos ações importantes”, afirmou o secretário de Mobilidade.

A Prefeitura lançou em setembro a campanha “Desacelere. Tem sempre alguém esperando por você”. Voltada aos motociclistas, a ação integra a Semana Nacional do Trânsito 2025, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é reforçar os riscos do excesso de velocidade e estimular o respeito aos limites nas vias. As peças se somam às operações de fiscalização em toda a cidade.

O superintendente da Transalvador, Diego Brito, reafirmou o compromisso do poder público municipal em reduzir os números de acidentes. “Temos trabalhado muito, o ano inteiro, com o intuito de aumentar a segurança viária e de salvar vidas. Então, é muito importante esse evento para pensarmos estratégias na condução dos motociclistas, que são as maiores vítimas do trânsito”, pontuou.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.