sexta, 19 de setembro de 2025
Euro Dólar

MORADORES DE BUSCA VIDA PARTICIPAM DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NESTE SÁBADO, 20 DE SETEMBRO

João Paulo - 19/09/2025 12:40 - Atualizado 19/09/2025

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagos, a Comissão Ambiental do Condomínio Busca Vida (CBV) vai promover com parceiros, neste sábado, 20 de setembro, a partir das 10 horas, na Praça Tartaruga Marinha, uma ação de conscientização sobre a destinação correta do lixo reciclável. Neste dia, os moradores serão instruídos a separar garrafa pet, canudo, tampa de garrafa e demais itens que estão sendo recolhidos da praia pela Associação Beneficente de Pescadores de Busca Vida.

Alinhado com o objetivo de fazer a diferença em prol de um ambiente mais saudável e sustentável, o Condomínio Busca Vida (CBV), localizado numa Área de Proteção Ambiental (APA), no litoral norte baiano, vem promovendo campanhas educativas e desenvolvendo iniciativas próprias junto aos seus moradores e a comunidade do entorno para a necessidade do descarte do lixo nos locais corretos.

“O abandono inadequado de resíduos nos ecossistemas costeiros, principalmente plásticos e materiais eletrônicos, pode causar danos irreparáveis aos habitats marinhos e terrestres, bem como prejudicar a saúde das pessoas”, explica Marcelo Dourado, síndico administrador do CBV. De acordo com ele, é preciso levar também em consideração a preservação das glebas dos vizinhos e demais moradores, pois a negligência no descarte de resíduos em áreas sensíveis da APA, como praia, lagoa, restingas, matas e dunas, pode afetar a qualidade do solo, contaminar lençóis freáticos e comprometer a saúde de todos que dependem desses recursos naturais.

Segundo ele, a orientação se estende aos frequentadores da praia para que sempre levem consigo sacos para recolhimento do lixo ao deixá-la, fazendo o descarte consciente em local apropriado. Se estes resíduos coletados são passíveis de reciclagem, os mesmos devem ser depositados nos ecopontos distribuídos junto ao acesso à praia, nas vias de circulação e na sede da administração.

Entre as recomendações feitas pela Comissão Ambiental do CBV estão o fato de não misturar o lixo comum com o eletrônico, originário de computador, tablet, celular, baterias diversas e afins, que deve ser descartado de maneira correta, uma vez que esses materiais possuem componentes tóxicos prejudiciais ao meio ambiente e nocivos aos seres humanos. Para Marcelo Dourado, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva e a reciclagem ainda estimulam a economia mundial.

(Acervo do CBV)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.