quarta, 17 de setembro de 2025
Euro Dólar

PROGRAMA BAHIA PELA PAZ INICIA CAPACITAÇÃO DE POLICIAIS MILITARES E REPRESENTANTES DA COMUNIDADE

LUIZA SANTOS - 17/09/2025 14:49

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), iniciou mais uma etapa do Curso de Formação de Agentes de Cidadania, do Programa Bahia pela Paz (BPP). A abertura da atividade foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), no Instituto Anísio Teixeira, no bairro de São Marcos, em Salvador. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), responsável pela coordenação do BPP.

O curso visa à aquisição de novas competências e o aprimoramento da atuação policial, reforçando o compromisso da PMBA com a melhoria da qualidade de vida da população e a redução dos índices de criminalidade.

A capacitação integra o Plano de Formação de Agentes de Cidadania da Polícia Militar da Bahia (PMBA), com carga horária total de 56 horas/aula. O objetivo é aprimorar o policiamento ostensivo, priorizando a prevenção da violência e o uso comedido e proporcional da força. Para a turma, será ministrado um módulo de 8h/a nos dias 17 e 24 de setembro, encerrando em 8 de outubro.

Participam da formação, policiais militares das unidades operacionais de Salvador, bem como representantes das comunidades e dos ‘Coletivos Bahia pela Paz’. “Esse curso é aberto para os profissionais de segurança pública e outros atores sociais”, informa o professor Ricardo Cappi, coordenador da atividade. “Vamos tratar uma série de questões ligadas à própria segurança pública no estado da Bahia e nas áreas onde cada participante atua, para que essa pessoa tenha acesso a um instrumental teórico de atuação”, destaca.

Em Feira de Santana, a capacitação já está em andamento e será concluída em 07 de outubro, com uma turma formada por 24 policiais militares que atendem aos bairros de Mangabeira e Conceição. Em Salvador, nesta primeira etapa, serão contempladas as unidades que cobrem os bairros de Águas Claras, Liberdade, Paripe e São Caetano, bairros contemplados por ‘Coletivos Bahia pela Paz’, garantindo que o programa alcance os territórios prioritários mapeados pelo Governo do Estado.

“Vim em busca do conhecimento”, destaca a cabo Arina, policial do 22º BPM, que atua nos bairros de Águas Claras, Cajazeiras e região. “Criei boas expectativas e, através das atividades propostas durante o curso, para conhecermos o lado do outro e fortalecermos a interação da polícia com a comunidade, o que é bastante importante”, complementa.

Foto: Cap Bruno

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.