A Câmara Municipal de Salvador discute, em audiência pública marcada para 9 de outubro, o Projeto de Lei nº 113/2025, que pode obrigar condomínios residenciais da capital a instalar carregadores individuais para veículos elétricos. A proposta é relatada pelo vereador Sidninho (PP).
O texto também exige que os condomínios modernizem a infraestrutura elétrica, de acordo com normas de segurança. Segundo o vereador, muitos moradores já estão instalando equipamentos de forma irregular. “Hoje em dia, muitos condôminos estão ignorando a necessidade de um projeto técnico assinado por um engenheiro e fazendo de forma desregulada, mas é preciso deixar claro os riscos dessas instalações, em especial em infraestrutura elétrica deficiente, que pode levar a sobrecargas e riscos de incêndio”, afirmou.
Sidninho, que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), defende amplo debate sobre a necessidade de projetos técnicos que garantam segurança. A audiência contará com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e de outros órgãos.
Foto: José Cruz/Agência Brasil