Fortalecer a conexão entre o setor privado e a produção cultural é a proposta do I Painel Viva Cultura Salvador, que será realizado nesta quarta-feira (17), das 8h às 18h, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). O evento acontece no Teatro Gregório de Mattos e terá encontros entre empresários e captadores de recursos (artistas, coletivos, produtores e agentes culturais). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/i-painel-viva-cultura-salvador/3109610.
A iniciativa faz parte do Viva Cultura Salvador, programa de concessão de incentivos fiscais a projetos culturais apresentados por pessoas físicas, jurídicas (com ou sem fins lucrativos) e Microempreendedores Individuais (MEI), domiciliadas ou sediadas em Salvador, que contribuem para a promoção do desenvolvimento cultural e artístico, dos direitos culturais, da acessibilidade e do fortalecimento da economia da cultura no âmbito do município.
Segundo o diretor de Fomento Cultural da FGM, George Vladimir, a proposta do painel é simplificar e dinamizar a apresentação das oportunidades de patrocínio e investimento em projetos culturais para empresários, artistas, produtores e agentes culturais.
“O Viva Cultura Salvador representa um marco na relação entre o poder público, a iniciativa privada e o setor cultural da cidade. Nosso objetivo é mostrar que investir em cultura é também investir no desenvolvimento social e econômico de Salvador. O painel será um espaço para aproximar agentes culturais e empresas, além de reconhecer aqueles que já vêm contribuindo para fortalecer essa rede de criatividade e inovação”, ressalta Vladimir.
A programação vai contar com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos; da secretária da Fazenda, Giovanna Victer; do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro; do diretor de Fomento Cultural da FGM, George Vladimir; e do chefe do setor de Documentos Fiscais da Sefaz, André Amado. As mesas contam ainda com a participação de convidados, a exemplo da representante da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, Fagna Freitas, do produtor cultural Tiago Tao e da cantora Laís.
Fotos: Divulgação