Por João Paulo Almeida
Em entrevista ao Portal Bahia Econômica, o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação classificou todo o processo jurídico que ocorreu ontem em volta do ex-presidente Lula como mais uma ação de arbitrariedade. Segundo Anunciação não cabia ao relator do processo, nem ao juiz Sergio moto, nem a nenhum presidente do TRF-4 exercer poder sobre a decisão do plantonista pois eles estão de recesso e não tem poder nesse momento sobre o tribunal.
“Nós entendemos como mais uma manobra judiciária para manter uma pessoa que não cometeu crime algum preso. Não cabe a Sergio Moro, nem a relator do processo, nem ao presidente do TRF-4 exercer qualquer decisão sobre a decisão de um plantonista que estava sobre a responsabilidade da casa até o final do recesso. Isso deixa claro que lula é mais um preso político no país”.
O presidente também afirmou que o PT vai apoiar as duas manifestações previstas para acontecer no Brasil e na Bahia em favor do ex-presidente. Uma no dia 12 e outra no dia 10 de agosto. “Ambas serão manifestações que vão operar dentro da lei. Respeitando o patrimônio público e o PT vai apoiar internamente a movimentação por acreditar na inocência de seu candidato”.