sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5891 Dólar 5.2485

PROXIMIDADE COM PCDOB GERA DESCONFORTO NO PSL

Redação - 12/02/2019 08:43 - Atualizado 12/02/2019

O PSL ainda segue a antiga cartilha do ex-presidente da sigla baiana, Marcelo Nilo, em algumas cidades do interior. Prova disso é que, apesar de ser o novo expoente da extrema-direita nacional, a legenda em Juazeiro parece não querer seguir a cartilha “bolsonariana” e faz alianças com o PCdoB. Tanto que na última semana circularam fotos do vice-presidente da sigla baiana, Toninho Olívio, com o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), o ex-prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e o vereador Gleidson Medrado (PSD). Questionado sobre o encontro, Isaac confirmou que os comunistas baianos mantêm uma boa relação com o partido rival nacional.

“A relação sempre foi boa do PSL conosco lá em Juazeiro. Relação de parceiros, localmente. O vereador do PSL lá é o presidente da Câmara, parceiro nosso”, destaca. Toninho Olívio, por sua vez, nega que a legenda tenha qualquer tipo de aliança com a agremiação de extrema-esquerda.

As imagens geraram desconforto. Tanto que Dayane Pimentel, atual presidente do PSL na Bahia, gravou um vídeo nas redes sociais dando a sua versão para a história. “A mídia está circulando uma informação que não é verídica, dizendo que o PSL, que é um partido de direita, está se aliando ao PCdoB. Chega a ser uma piada. Todo mundo que tem um mínimo de consciência sabe que o PSL e o PCdoB são completamente antagônicos”, destacou Dayane. “Acontece que, dentro dos partidos, existem pessoas que têm amizades com pessoas de outros partidos. E nós, entendendo a democracia como ela é, jamais iríamos estagnar uma amizade por causa de diferenças e discrepâncias ideológicas”.

Vale lembrar que, no final do ano passado, o deputado federal e líder do PSL na Câmara, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, afirmou que iria apresentar um projeto para criminalizar o comunismo no Brasil. Já na posse presidencial, o próprio Bolsonaro declarou que iria eliminar o comunismo de todo o território nacional.

JOICE SUBSTITUI DAYANE

Dayane Pimentel será substituída pela deputada federal paulista Joice Hasselmann no comando do PSL Mulher. A baiana diz que a mudança será feita a partir de uma decisão dela própria. “Era para ser uma surpresa para nossas guerreiras, mas a mídia, do jeitinho dela, antecipou-se. Sou a Presidente PSL Bahia, um estado continental, o que cobra muito da minha atuação e busquei alguém que pudesse me substituir. Em virtude do compromisso e competência da amiga e correligionária Joice, não hesitei em convidá-la a tomar a frente do PSL Mulher”, escreveu nas redes sociais. “Continuo à disposição e serei um auxílio para essa mulher ‘arretada’ que com maestria vai nos dar muito orgulho também enquanto a nova presidente”.

Ontem, a fala do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar (PE), de que a maioria das mulheres não têm vocação para a política geraram reação dentro do próprio partido. No grupo de WhatsApp que reúne os congressistas da legenda, a deputada Major Fabiana (RJ) postou mensagens questionando a posição de Bivar, que “não critica a cota, critica a capacidade intelectual, disposição ou posicionamento” das mulheres na política. “Afirmo que as mulheres desse seleto grupo estão tão preparadas ou mais preparadas do que muitos homens para desempenhar SIM [usa letras maiúsculas] qualquer cargo ou função política. Não visto essa carapuça”, escreveu a parlamentar. “Fui eleita para exercer papel de destaque no governo do meu presidente Bolsonaro, e assim o será! Admiro as mulheres que conheci nesse meio, desde a ministra Damares até a mais tímida parlamentar. Todas me inspiram. Pra que uma declaração dessas? O que isso acrescenta?”, acrescentou.

(Tribuna da Bahia)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.