A nova Hidrovia do Rio São Francisco, as etapas para reativação e projeções de operações foram apresentadas nesta terça-feira (09), pelo diretor de gestão administrativa e financeira da Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, Leandro Gaudenzi, durante o Smart Rivers 2025, em Memphis, nos Estados Unidos. O congresso internacional reúne profissionais e pesquisadores de todo o mundo em tordo do debate sobre o transporte hidroviário interior.
As etapas para a reativação Hidrovia do Rio São Francisco contemplam desde a realização dos estudos à integração entre a hidrovia, portos e ferrovias, com estimativa de movimentar até R$ 5 milhões em cargas já no primeiro ano de operações. Para integrar os diferentes meios de transporte, o projeto envolve a requalificação do trecho da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ligando os trechos de Juazeiro ao Porto de Aratu, a conexão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Bom Jesus da Lapa (Cariacá) e a conexão da malha FIOL à FCA, promovendo ligação direta entre Jequié e o Porto de Aratu.
Sobre o Congresso
O Smart Rivers é patrocinado pela PIANC (Associação Mundial para Infraestrutura de Transporte Aquaviário traduzindo para o Português), à qual a CODEBA é associada. Durante os seis dias de congresso, uma comunidade interdisciplinar formada por profissionais, pesquisadores e tomadores de decisão compartilharão os últimos avanços e lições aprendidas para a construção de uma visão para um futuro sustentável, que contemple a promoção da segurança, a melhoria do meio ambiente e o apoio às economias e comunidades que utilizam e dependem de sistemas hidroviários interiores.
Foto: Divulgação/Codeba