sexta, 29 de agosto de 2025
Euro Dólar

IVANA BASTOS RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MULHER PARA O FORTALECIMENTO DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS

LUIZA SANTOS - 29/08/2025 18:09

A importância da mulher para o fortalecimento da Justiça e para a garantia de direitos foi ressaltada pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, nesta sexta-feira (29.08), na sessão especial de entrega da comenda 2 de Julho à desembargadora Marielza Brandão. “Hoje, aqui, celebramos, sobretudo, a mulher que abriu caminhos”, afirmou, acrescentando que a presença da desembargadora no Tribunal de Justiça da Bahia reforça essa importância.

Ao lado do proponente da comenda, deputado Niltinho (PP), e de representantes dos Ministérios Públicos estadual e federal, Conselho Nacional de Justiça e outros operadores do Direito, Ivana Bastos falou que Marielza Brandão fez a diferença, simbolizando avanço, equidade e sensibilidade, com uma atuação que representa a certeza de que a Justiça ganha força, legitimidade e humanidade quando as mulheres estão em posição de decisão.

Para a chefe do Legislativo estadual, a chegada da desembargadora ao 2º Grau da Justiça baiana representou a conquista de uma carreira brilhante e, também, a vitória das mulheres na luta por igualdade e participação nos espaços de poder. “Como presidente da Assembleia Legislativa, a primeira mulher em 190 anos a assumir esta função, sinto-me profundamente honrada. Em Marielza encontro o reflexo da força da mulher, que ocupa espaços, lidera instituições, defende causas e inspira novas gerações”, disse Ivana.

Ivana Bastos lembrou que Marielza Brandão tem mais de 30 anos dedicados à Justiça, com uma carreira marcada pela ética, imparcialidade, prudência e coragem. Ela elogiou a iniciativa de Niltinho em reconhecer não apenas uma trajetória individual, mas uma inspiração para que a presença feminina se consolide como regra, e não como exceção, nas altas esferas da vida pública. “Sua iniciativa engrandece a Assembleia Legislativa”, assinalou a presidente.

A presidente da ALBA salientou que a comenda 2 de Julho é a mais alta honraria da Casa, carrega em seu nome a data maior da nossa Independência e é símbolo de bravura, de liberdade e da identidade do nosso povo. “Concedê-la à desembargadora Marielza é inscrever seu nome na galeria daqueles que ajudam a escrever a história da Bahia, não pela espada, mas pela firmeza na defesa da lei e dos direitos”, finalizou Ivana Bastos.

Foto: Sandra Travassos/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.