Salvador receberá de 2 a 14 de setembro a 15ª edição do FIGA – Festival Internacional Gestos de América, antigo FILTEBAHIA, consolidando-se como uma das principais janelas de difusão das artes cênicas da América Latina. O evento reunirá artistas, curadores e programadores em espetáculos, showcases, rodadas de negócios e residências artísticas, conectando a produção local à cena internacional.
O projeto é realizado pela Cardim Projetos e Soluções Integradas e Carranca Produções, com direção artística de Luis Alonso-Aude, produção geral de Rafael Magalhães e gestão de Márcia Cardim. A curadoria é formada por profissionais renomados das artes cênicas, entre eles Ciane Fernandes (UFBa), Tiago Romero, João Paulo Lima, Patrick Campbell e Fernando Zugno. Com patrocínio da CAIXA CULTURAL, o festival é contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV e conta com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e Política Nacional Aldir Blanc.
Segundo Luis Alonso-Aude, “FIGA é símbolo, gesto e proteção, mas também abre espaço para novos sentidos e debates que atravessam as artes cênicas hoje. Brinca com múltiplos significados e reafirma o caráter político e transformador da arte”.
A programação selecionou 15 espetáculos: nove nordestinos, no MITNordeste – Mercado Internacional de Teatro Nordestino, e seis soteropolitanos, no MITSalvador – Janela ao Mundo. Entre os destaques estão Medalha de Ouro, Guiança, Sopro D’Água, Inacabado e Normal Mente (Dança-Libras), além de Bípede sem Pelo, Metendo a Boca, Nego D’Água e A Travessia do Grão Profundo. No MITSalvador, estão confirmados Museu do que Somos, Os Pássaros de Copacabana, Peça (Sem) Drama, Meninas Contam Independência, Golpes no Ventre e Das Coisa Dessa Vida. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia) e estão à venda no Sympla.
O festival inclui ainda ações formativas como a residência artística A Raiva dos Músculos, com Andreia Duarte e Ariel Brito, de 2 a 12 de setembro, e a mostra de processo do espetáculo Neva, da UFPE, no dia 8 de setembro, ambos na Casa Preta Espaço de Cultura. O XI Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste-Nortea, organizado pelo Oco Teatro Laboratório, ocorre nos dias 5 a 7 de setembro no Museu de Arte da Bahia.
Além dos espetáculos, o FIGA promove 15 showcases e rodadas de negócios, reunindo 20 representantes de produções com cerca de 30 curadores e programadores internacionais, e lançará dois catálogos especializados com informações detalhadas sobre os participantes. Também ocorrerá o Encontro com Programadores, ampliando oportunidades de circulação e networking para o teatro nordestino.
Foto: André Amorim