terça, 26 de agosto de 2025
Euro Dólar

DÉFICIT HOTELEIRO EM CAMAÇARI: COMO O CRESCIMENTO INDUSTRIAL ESTÁ CRIANDO UMA NOVA DEMANDA POR HOSPEDAGEM

João Paulo - 26/08/2025 10:59

Com o avanço acelerado da industrialização em Camaçari, impulsionado por investimentos de peso como a chegada da montadora chinesa BYD, o município vive um novo desafio: a escassez de hospedagens para atender ao turismo de negócios. A cidade, que abriga um dos maiores complexos industriais do Hemisfério Sul, enfrenta um déficit hoteleiro que demanda soluções imediatas para acompanhar seu ritmo de crescimento.

De acordo com dados da Secretaria do Turismo (Setur), o município conta com 4.230 hospedagens oficiais, incluindo hotéis, pousadas, resorts e albergues. Porém, a grande maioria dos empreendimentos hoteleiros estão voltados para o turismo de lazer, na região litorânea da cidade; restando apenas 17,50% desta oferta destinada ao turismo executivo, que atende o polo industrial.

O Polo Petroquímico de Camaçari reúne mais de 90 empresas, com faturamento médio de US$ 15 bilhões anuais, representando 15% das exportações da Bahia e 22% do PIB da indústria de transformação do estado, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A cidade já é responsável por mais de 35% do PIB baiano e tem o 5º maior PIB do Nordeste, superando capitais como Maceió e Aracaju.

A inauguração da fábrica da BYD, que deve gerar mais de 20 mil novos empregos diretos e indiretos, reforça o status de Camaçari como polo estratégico para a indústria e o comércio internacional. A expectativa é que essa movimentação contribua para a chegada de mais profissionais, executivos, fornecedores e investidores, ampliando ainda mais a demanda por hospedagem qualificada.

Para Rafael Freire, fundador da PPA Real Estate, “Camaçari já detém um enorme potencial de desenvolvimento econômico e o fortalecimento da infraestrutura hoteleira é crucial para sustentar esse crescimento”. Segundo ele, empreendimentos como o ibis Camaçari, primeiro hotel de padrão internacional da cidade, serão essenciais para suprir a demanda.

O empreendimento é viabilizado pela PPA Real Estate, em parceria com o Grupo Accor, líder mundial no setor de hotelaria, ao qual pertence a bandeira ibis. O ibis Camaçari contará com 100 quartos. A previsão é de que a obra comece em 2026 e seja concluída até o primeiro semestre de 2028. A taxa de ocupação esperada, de acordo com estudo da ENINOVA, deve se manter acima dos 85% todos os meses, com tendência de alta após a entrada em operação da BYD.

Além de atender à necessidade de hospedagem, o empreendimento representa uma oportunidade para investidores, já que as unidades serão comercializadas com retorno mensal baseado nos lucros líquidos do hotel, incluindo hospedagem, restaurante, estacionamento e serviços.

“Acreditamos que esse investimento atenderá não apenas à demanda crescente por hospedagem, mas também funcionará como um marco na valorização imobiliária da cidade”, destaca Guilherme Reis, gestor comercial da PPA Real Estate. “Com padrão internacional e diárias competitivas, o ibis Camaçari será referência em hospedagem econômica de qualidade na região”, completa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.