A BYD informou a fornecedores que traçou como meta alcançar mais de 50% de nacionalização de peças e componentes até 2027. A companhia, está em busca de fornecedores brasileiros para estabelecer cadeia local de suprimentos para a fábrica de Camaçari.
São centenas de demandas diretas e indiretas a exemplo de componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias. Estes fornecedores poderão receber incentivos fiscais do Estado da Bahia, segundo a empresa, que tem como objetivo impulsionar a cadeia produtiva e fortalecer a indústria baiana. A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha à fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada como fornecedora da BYD.
Neste momento a BYD está iniciando o processo de identificação da cadeia de fornecimento do setor automotivo no estado. A ação visa mapear empresas com potencial para integrar a rede de fornecedores da nova planta da BYD, em Camaçari — contemplando componentes, serviços e soluções diversas.
Os interessados tem de preencher uma formulário, para passar a fazer parte do levantamento inicial de fornecedores com potencial de atuação no segmento, o que não garante a inclusão direta na cadeia de suprimentos da empresa.
Os próximos passos serão definidos em etapas posteriores, com base nas informações coletadas e nas necessidades identificadas. O formulário, que precisa ser preenchido até 10 de setembro de 2025, pode ser acessado aqui.