segunda, 18 de agosto de 2025
Euro Dólar

ADARY OLIVEIRA – MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO

Redação - 18/08/2025 05:00

Muitas coisas mudam com o passar do tempo e entre elas a evolução dos valores e crenças, o aprendizado continuado, a adaptação a novas realidades, as transformações tecnológicas e sociais, os impactos sociais e culturais. O tempo é um elemento constante de transformação em nossas vidas e no mundo ao nosso redor. Desde as pequenas rotinas diárias até as grandes revoluções tecnológicas e sociais.

À medida que acumulamos experiências, nossos valores se moldam. O que antes parecia importante pode se dissipar, e outras prioridades surgem, refletindo o amadurecimento e as novas perspectivas da vida. Estamos sempre lutando pela sobrevivência, procurando melhorar de vida. Depois das preocupações vitais de alimentação, moradia, vestimenta, saúde e segurança seguem as de cultura, informação, socialização e por aí vão descortinando novos horizontes.

Costumamos dizer, “vivendo e aprendendo”! O processo de aprender nunca cessa. Com o tempo novos conhecimentos são adquiridos e as habilidades são aprimoradas. Os desafios nos ensinam a descobrir atalhos, saber escolher bem nas encruzilhadas, vislumbrar os melhores caminhos. Cada fase da vida nos apresenta desafios e oportunidades únicas. A capacidade de se adaptar às mudanças, seja na carreira, nos relacionamentos ou na saúde, é fundamental para o bem-estar pessoal.

As transformações tecnológicas e sociais avançam a cada dia. A evolução rápida dos transportes, o desenvolvimento surpreendente dos meios de comunicação, o progresso ultrarrápido da medicina, o retrocesso de males e doenças, o conveniente e admirável uso da internet, dos smartphones e da inteligência artificial tem alterado a forma como nos comunicamos, trabalhamos e até como nos divertimos. O impacto dessas mudanças é sentido em todos os setores da sociedade e continua a moldar novas realidades.

Antes era difícil obter um ruído para fazer uma ligação pelo telefone alugado, assistíamos pela TV novelas exibidas com dias de atrasos e ficávamos esperando o vídeo tape chegar para saber como se deram os lances das partidas de futebol. Também, a comunicação era limitada por barreiras geográficas e pelo tempo. Hoje, a conectividade instantânea redefiniram relações sociais e profissionais, ampliando horizontes e facilitando a interação entre culturas distintas.

O ambiente de trabalho passou por grandes transformações com a digitalização. O controle remoto e digital, o uso das calculadoras eletrônicas, dos computadores pessoais, da transmissão de dados, da operação dos processos industriais, tudo puxado pela necessidade de superação da concorrência, redução de custos, aumento da produtividade e adoção de inovações.

Aqui na nossa sociedade, de uma hora para outra tudo mudou. Os grupos que nos anos 1960 eram de esquerda, que vestiam verde e amarelo, eram nacionalistas. Hoje, vestem verde e amarelo, são de direita e patriotas. Os sindicalistas que antes promoviam greves como forma de pressão para obter aumentos salariais, hoje são políticos que vão ao exterior tentar a redução das tarifas deles para não fecharmos fábricas. Não perceberam que muitas fábricas daqui foram inviabilizadas porque as nossas tarifas aduaneiras que eram de 120% e nos protegiam, foram reduzidas para 12% com a globalização.

A sociedade contemporânea valoriza cada vez mais a diversidade e a inclusão. Ao longo do tempo, movimentos sociais e avanços nas discussões sobre direitos civis têm promovido uma maior consciência e mudanças significativas nas estruturas de poder e representatividade. Tradições culturais e familiares se adaptam às novas realidades sociais, criando pontes entre o tradicional e o moderno. Esse processo constante de reinterpretar heranças culturais fortalece a identidade coletiva e individual.

A consciência ambiental ganhou força com o tempo, influenciando comportamento individual e políticas governamentais. O desafio de equilibrar desenvolvimento econômico com preservação ambiental é um dos grandes debates de nossa era, impulsionando inovações em energia, agricultura e urbanismo. Na exploração de petróleo as companhias de E&P não têm mais a liberdade de fazer o que quiserem sem conferir cuidadosamente as consequências para o meio ambiente.

Enfim, as mudanças que ocorrem com o passar do tempo são inevitáveis e essenciais para o progresso humano. Seja no âmbito pessoal, tecnológico, social ou ambiental, cada transformação oferece a oportunidade de reavaliar, adaptar e crescer. Ao aceitarmos o fluxo contínuo do tempo, abrimos espaço para a inovação e para a construção de uma vida mais plena e conectada com as necessidades e aspirações contemporâneas.

Adary Oliveira é engenheiro químico e professor (Dr.)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.