Durante o Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes – Bahia Export 2025, que discute o futuro da logística e transporte no estado. Ricardo Kawabe, Gerente de Estudos Técnicos e Pesquisas na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), criticou, em entrevista exclusiva ao Portal Bahia Econômica, as tarifas do presidente Donald Trump ao mercado brasileiro. Segundo o gerente as medidas atingem diretamente a indústria.
“O nosso comércio com os Estados Unidos é 85%, quase 90% de produtos industriais. Então, essa tarifa de 50% praticamente inviabiliza uma parte importante de exportações das indústrias baianas. Cerca de dois terços das exportações industriais destinadas aos Estados Unidos continuam bloqueadas. Um terço, mais ou menos, foi excluída, com a lista de exceções. Então, é um prejuízo grande.
Questionado sobre os setores mais afetados Kawabe explicou que o setor de derivados de cacau, petroquímicos e pneus são os setores de maior porte. Além disso Calçados, Alimentos, Água de coco, bebidas são setores afetados em menor porte. O gerente também falou sobre a resposta do governo federal que disponibilizou R$ 30 bilhões para auxilio das empresas afetadas. Segundo a FIEB, esse credito é importante, mas precisa se analisar cada caso como ele vai ser disponibilizado.
Foto: Divulgação