A BYD, líder global em mobilidade elétrica e tecnologia limpa, anuncia uma novidade em sua linha de veículos comerciais voltados para o transporte coletivo: a partir de agora, o line-up de ônibus elétricos da companhia passa a ser equipado com a bateria Blade, a mesma tecnologia de ponta presente em seus veículos de passeio. Reconhecida por seu alto nível de segurança, durabilidade e eficiência energética, a adoção da Blade nos ônibus representa um passo importante da greentech para a modernização do transporte público com ainda mais confiabilidade.
Desenvolvida pela BYD, a bateria Blade foi lançada mundialmente em 2020 e, desde então, tem se destacado por redefinir os padrões de segurança da indústria. Com formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, a Blade otimiza o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo e oferece um desempenho térmico superior.
Em testes rigorosos conduzidos pela BYD, como perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, a bateria demonstrou estabilidade térmica excepcional, sem risco de incêndio ou explosão, mesmo diante de condições extremas. Esses resultados superam os padrões exigidos pela indústria automotiva mundial, garantindo proteção em casos de colisão ou perfuração.
Outro destaque é a longa vida útil. A bateria Blade possui alta eficiência preservada ao longo do tempo, garantindo maior durabilidade e reduzindo significativamente a necessidade de manutenção. Nos novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12, e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC22, permitindo recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido.
Na operação prática, os veículos terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano – tudo isso com alta performance energética. A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita em Campinas (SP), onde a BYD mantém, desde 2015, uma de suas principais unidades na América Latina.
A partir de 2026, a atual fábrica de baterias da BYD Brasil em Manaus, iniciará a fabricação dos packs de bateria Blade em território nacional. Com isso, a empresa reforça seu compromisso em oferecer o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia elétrica para o transporte coletivo no Brasil. Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Por fim, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel.
“Esse momento tem um significado muito especial para nós. A BYD nasceu como uma empresa de baterias e foi justamente essa expertise que nos colocou na vanguarda da mobilidade elétrica mundial. A Blade é mais que uma bateria: é o divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação, já escolhida por diversas marcas globais para equipar seus carros elétricos. Agora, ver essa tecnologia revolucionária chegar aos ônibus é motivo de orgulho e um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo, inteligente e acessível para todos.” afirma Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.
Recentemente, a BYD realizou mais uma importante entrega à cidade de São Paulo: 60 novos ônibus elétricos, em cerimônia promovida pela Prefeitura. Com isso, a capital paulista passa a contar com 183 veículos 100% elétricos exclusivos da marca em operação. Em todo o Brasil, até o final de 2025, a empresa prevê que mais de 500 ônibus da BYD circularão pelas ruas do país.
Foto: Divulgação/BYD