As canetas clareadoras se tornaram um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, principalmente no TikTok, onde influenciadores digitais destacam sua praticidade e prometem dentes mais brancos em poucos dias. No entanto, por trás da popularidade e da promessa de resultados rápidos, especialistas alertam para os riscos que o uso inadequado desses produtos pode trazer à saúde bucal. De acordo com a dentista Amine Senhorinho, mestre em ortodontia e com as especialidades em DTM, Radiologia e Harmonização Facial, é importante lembrar que essas canetas são classificadas como cosméticos, ou seja, não substituem tratamentos odontológicos e não são indicadas para todos os casos. “O uso sem acompanhamento pode causar desde sensibilidade até irritações gengivais e desgaste do esmalte, especialmente se houver cáries, raízes expostas ou restaurações”, explica.
Apesar de não haver restrição para a comercialização no Brasil, a aplicação do produto sem avaliação profissional pode acabar provocando mais prejuízos do que benefícios, avalia Amine. “Além de não funcionarem em dentes com próteses ou restaurações, os clareadores de uso livre podem mascarar problemas bucais que exigem intervenção clínica”, acrescenta a especialista. Já o clareamento realizado em consultório oferece maior segurança, eficácia e durabilidade. Com técnicas avançadas e produtos de formulação controlada, o procedimento é personalizado conforme as necessidades de cada paciente, e proporciona resultados duradouros. “Além disso, conseguimos proteger as áreas mais sensíveis da boca durante o procedimento, evitando efeitos indesejados como a sensibilidade”, afirma Amine.
Os avanços recentes também vêm contribuindo para tornar o clareamento cada vez mais confortável. Um estudo publicado em 2024 no Journal of Esthetic and Restorative Dentistry comprovou que o uso de géis clareadores mais suaves, combinados ou não à ativação de luz LED ou laser, oferece excelente resultado estético com menor índice de sensibilidade no pós-tratamento. Para quem deseja clarear os dentes com segurança, o mais indicado é procurar um dentista e realizar uma avaliação individualizada. “Cada sorriso tem sua história. Só um profissional pode avaliar a origem das manchas e indicar a melhor solução, contribuindo para a saúde bucal”, reforça a dentista.