domingo, 27 de julho de 2025
Euro Dólar

AEROPORTO DE SALVADOR CRESCE 5,1% NO 1ª SEMESTRE DE 2025

Matheus Souza - 26/07/2025 09:00 - Atualizado 26/07/2025

Nordeste brasileiro continua a ser um dos destinos mais procurados do país. No primeiro semestre de 2025, mais de 19,3 milhões de passageiros passaram pelos principais aeroportos da região, em voos domésticos e internacionais, confirmando como um dos principais destinos para turismo de lazer e para negócios. O dado faz parte do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado nesta semana. Segundo o levantamento, o número representa um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando 18,4 milhões circularam pelos terminais.

De acordo com o levantamento, a região Nordeste tem três aeroportos figurando entre os principais terminais do país em número de movimentação. Juntos, os aeroportos de Recife (PE), de Salvador (BA) e de Fortaleza (CE) receberam mais de 11,2 milhões de passageiros.

A capital pernambucana teve o aeroporto mais movimentado durante o primeiro semestre. Entre os voos, 4,68 milhões passaram pelo Aeroporto Internacional de Recife. O número representa um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado (4,57 milhões), confirmando o terminal como principal hub da região, com rotas diretas para capitais de outras regiões do Brasil e conexões com países da América Latina e Europa.

Já na Bahia, o terminal de Salvador teve um crescimento expressivo de 5,1% em relação ao primeiro semestre do ano passado, com 3,7 milhões de passageiros. No ano anterior foram 3,5 milhões. Em seguida, vem o Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, com mais de 2,8 milhões de viajantes e um crescimento de 7,4% em relação a 2024, quando 2,6 milhões movimentaram o local.

Os maiores aumentos percentuais, no entanto, foram registrados em aeroportos nos aeroportos de Maceió (AL), com 1,4 milhão de passageiros e aumento de 14,1% frente a 2024 (1,2 milhão), e de Porto Seguro, na Bahia, com 1,17 milhão e 15% a mais do que no primeiro semestre do ano passado (1,02 milhão).

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou os números e confirmou que esse é “o melhor período da aviação civil para o Brasil”. Segundo ele, o Nordeste vem ganhando força no setor devido aos investimentos feitos na região e à expansão da malha aérea. “É um ganho imenso para a região e para o país, pois gera empregos, promove o turismo e alavanca a economia dos estados do Nordeste”, garantiu.

Fechando a lista dos 10 terminais nordestinos mais movimentados no semestre, aparecem São Gonçalo do Amarante (RN), com 1,13 milhão, Santa Rita (PB), 871.012, o Aeroporto Internacional de Aracaju (SE), com 635.910 e o aeroporto de Teresina (PI), com 521.932.

“O aumento expressivo no número de passageiros nos aeroportos do Nordeste consolida a região como uma das mais fortes do país em movimentação aérea e comprova o bom momento da economia nacional. Com a economia aquecida, mais turistas circulam, novas oportunidades de negócio surgem e mais investimentos chegam nos nove estados nordestinos, fazendo com que mais pessoas passem por nossos terminais aéreos”, reforçou Daniel Longo, diretor de Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

O crescimento na aviação civil brasileiro ocorreu em todo o país no primeiro semestre deste ano. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos, com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 61,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais pelo país, um crescimento de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 56,2 milhões de viajantes passaram pelos terminais brasileiros.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.