sábado, 05 de julho de 2025
Euro Dólar

BAHIA SAF OFICIALIZA VENDA DO CT DO FAZENDÃO

VICTOR OLIVEIRA - 04/07/2025 17:31

O Bahia oficializou a venda do histórico imóvel no qual está localizado o Centro de Treinamentos Osório Villas-Bôas, mais conhecido como Fazendão.

A negociação já vinha em estágio avançado nos últimos meses e foi concluída no fim de junho, conforme publicação do radialista Jaílson Baraúna.

Em uma nota curta no site oficial, o Bahia SAF confirmou a negociação pela venda do imóvel, que não vinha sendo utilizado pelo clube desde o fim de 2019.

O Bahia SAF não divulgou nenhum detalhe sobre valor, tampouco a empresa que fez a aquisição.

Antigo CT do Bahia se tornará conjunto habitacional
Segundo informação divulgada pelo próprio Jaílson Baraúna, a Direcional Engenharia, construtora situada em Belo Horizonte, assumirá o terreno de 125.463m² e uma área anexa de 3.200,50m² para a construção de 1.800 unidades do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, em parceria com o Governo Federal.

O Fazendão
A história tricolor no Fazendão foi iniciada em 1979, com o então presidente Paulo Maracajá, que inaugurou o Centro de Treinamento Osório Villas Boas. Antes, o Tricolor trabalhava na Fazendinha, localizado na região do Costa Azul.

Inaugurado logo após sete conquistas consecutivas de Campeonato Baiano, o Fazendão foi o centro de treinamento da segunda conquista nacional do Esquadrão logo em sua primeira década.

A partir da metade final da década de 90, o Tricolor passou a viver seus piores anos de sua história, acumulando rebaixamentos e chegando até a Série C, em 2006, permanecendo fora da elite por sete anos. Durante este período, o Fazendão chegou a virar um “palco de guerra”, em 2008, quando integrantes de torcidas organizadas invadiram o gramado para agredir jogadores por má campanha na Série B.

Em 2012, ainda durante a gestão Marcelo Guimarães Filho, foi iniciado o adeus do Fazendão, com a construção da Cidade Tricolor. Tudo parecia caminhar normalmente. Mas, nos anos seguintes, um enorme imbróglio causado pelo então presidente, em contrato assinado com a OAS, fez com que o Bahia perdesse controle dos dois centros. Por pouco, as duas estruturas não foram vendidas pela construtora.

Após a intervenção, foi descoberto que o clube jamais havia sido dono real da Cidade Tricolor. O presidente Fernando Schmidt deu o pontapé para a aquisição total do imóvel, além de recuperar o Fazendão.

Com a gestão Marcelo Sant’Ana/Pedro Henriques, entre 2015 e 2017, o clube não poupou esforços para retomar as duas estruturas. Foram investidos R$ 6,4 milhões, mais um valor em transcons foram pagos aos credores (OAS e Planner), além do pagamento das dívidas acumuladas nos imóveis.

A assinatura da posse da Cidade Tricolor e da retomada do Fazendão foi assinada no dia 26 de setembro de 2017. Desde o fim de 2019, o Fazendão não é mais utilizado pelo Bahia.

Foto: Divulgação/ EC Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.