sexta, 04 de julho de 2025
Euro Dólar

HOSPITAL SANTA IZABEL COMEMORA UM ANO DO PROGRAMA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

Victoria Isabel - 03/07/2025 16:30

Com 19 transplantes autólogos de medula óssea já realizados antes de completar um ano de funcionamento, o Programa de Transplante de Medula Óssea do Santa Izabel, ofertado a partir da junção de forças com a Oncoclínicas, está na vanguarda de um tratamento vital para os pacientes.

O serviço de TMO do Santa Izabel, que hoje (3 de julho), completa um ano de funcionamento, representa um avanço importante na luta contra doenças hematológicas e oncológicas.

A terapia consiste em quimioterapia em altas doses e substituição da medula doente por células-tronco saudáveis, promovendo a recuperação de um novo sistema sanguíneo e imunológico livre de doenças. O procedimento envolve mobilização, coleta por aférese, criopreservação e infusão a fresco ou de células-tronco criopreservadas.

Segundo José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, a instituição se sente muito feliz por atingir esse progresso numa párea vital para a saúde das pessoas. “O sucesso dessa iniciativo é uma conquista para todos. Temos atuado com muita dedicação, excelência técnico-científica e solidariedade com os pacientes”, afirmou.

O programa de TMO do HSI, desenvolvido em parceria com a Oncoclínicas, vem fortalecendo sua eficácia e alcance, ao contar com uma equipe multidisciplinar especializada e uma estrutura segura e confortável. “O trabalho em equipe garante um atendimento de excelência, fundamental para o sucesso dos procedimentos”, diz a médica Suellen Riccio, coordenadora do serviço.

A projeção de completar um ano da nova unidade com mais de 30 transplantes autólogos reforça a robustez de um serviço que, de olho no futuro, vai iniciar o processo de habilitação para a realização de transplante alogênico com doador aparentado.

O cuidado não termina na alta hospitalar. Os profissionais valorizam a recuperação contínua e a qualidade de vida do paciente. A equipe multidisciplinar acompanha o paciente mesmo após a alta hospitalar.

Estrutura – A unidade de TMO dispõe de 12 leitos especializados com filtro HEPA, pressão positiva e filtros de água especiais, além de espaço humanizado para acompanhantes e toda a infraestrutura de um hospital de grande porte. Juntamente com a equipe médica, profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia, assistência social, fonoaudiologia e medicina especializada cuidam do paciente em todas as fases do tratamento, garantindo segurança e conforto.

Foto: Acervo Hospital Santa Izabel

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.