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PROJETO DE TREM SALVADOR-FEIRA É APRESENTADO A MINISTRO; SAIBA DETALHES

João Paulo - 13/06/2025 08:58 - Atualizado 13/06/2025

 

Conforme apurou em primeira mão o Bahia Econômica, uma empresa baiana quer construir o trem Salvador Feira. (Veja aqui).  Nesse sentido, o deputado federal Zé Neto (PT-BA) levou um projeto para a implantação de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana ao ministro dos Transportes, Renan

A ideia foi levada a Brasília pelo deputado e por representantes da empresa TIC Bahia: o empresário Osvaldo Ottan, o engenheiro Danilo Silva e o advogado Ronaldo Mendes.

A TIC Bahia  prevê no projeto a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões. A linha teria 98 km a serem percorridos por trens de passageiros com velocidade de até 160 km/h, além de vagões de carga que poderiam circular em até 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos portos da Baía de Todos-os-Santos.

De acordo com estudos da TIC Bahia, a nova ferrovia pode aliviar imediatamente o congestionamento crônico na BR-324, diminuir a quantidade de acidentes durante as viagens e reduzir a emissão de gases poluentes, já que os trens seriam totalmente elétricos. O projeto pensado pela empresa seria implantado em bitola larga, de 1.600 mm, com eletrificação em 25kV e sistema de controle ETCS Nível 2, visando garantir a alta velocidade, em compatibilidade com os principais corredores ferroviários nacionais.

Estações

De acordo com a apresentação feita a Renan Filho em Brasília, a ferrovia entre Salvador e Feira de Santana teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga. A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, na capital baiana, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária soteropolitana, prevista para ser inaugurada até outubro deste ano.

Os trens ainda passariam por estações de passageiros em Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, até chegar em Feira de Santana, na parada Noide Cerqueira, e finalizar com a Estação Rodoferroviária Contorno. Com esse traçado, na avaliação da TIC Bahia, a nova ferrovia Salvador-Feira de Santana teria impacto direto sobre uma população de 6 milhões de habitantes.

Impacto econômico

Nos estudos feitos pela empresa, a ferrovia Salvador-Feira pode gerar um impacto econômico de R$ 73 bilhões na capital baiana e seu entorno, com foco no polo portuário e nos serviços; além de outros R$ 17,2 bilhões na região metropolitana feirense, com suas mais de 300 indústrias. A TIC Bahia estima um faturamento de R$ 1,115 bilhão por ano com o trem intercidades, sendo R$ 1,035 bilhão com os 23 milhões de embarques anuais, a um preço médio de R$ 45; e outros R$ 80 milhões com o transporte de cargas.  Com informações de A Tarde.

Foto: Reprodução | Wikimedia Commons

 

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