Com a proximidade do Dia dos Namorados, lojistas da Bahia vivem o crescimento das vendas voltadas para os consumidores apaixonados. A data, que é de grande importância no varejo, impulsiona as vendas em setores como perfumaria, vestuário, gastronomia e floricultura.
Em entrevista ao Bahia Econômica, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, estima que haja um crescimento acima de 10% nas vendas em comparação ao ano passado.
“O Sindilojas Bahia tem uma expectativa de venda muito positiva para o período que envolve o 12 de junho, Dia dos Namorados, em que o consumo é duplo. Quem ganha, dá pra gente. Então nós temos uma expectativa de crescimento acima de 10%. Acreditamos que o setor de bens não duráveis não terá prevalência sobre bens duráveis. Área de flores, área de bijuteria, área de calçado, bolsas, confecções em geral, vão ter uma predominância sobre bens duráveis. Então o consumo per capito [individual] acima de R$ 300 é a nossa projeção. Estamos muito confiantes que vamos ter uma semana e um mês dos namorados positivos”, explicou.
Em contrapartida, os preços dos itens para o Dia dos Namorados dispararam em relação a 2024, segundo um levantamento divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA). No entanto, Motta afirma que há uma estratégia para driblar a alta nos valores e impulsionar as vendas.
“A estratégia é sacrificar o ganho sobre o produto e incentivar o volume de produção de negócios para a extensão da demanda ter um resultado positivo. Realmente, as vendas estão muito associadas a oferecer preços e incentivar o consumo. Quem mais ofertar descontos, incentivar que o consumidor venha prestigiar sua área comercial a sua empresa, com oferta de desconto para atrair o consumidor, leva vantagem de maneira significativa. Mas, de qualquer maneira, nós temos confiança que o ponto de equilíbrio entre reset [planejamento] e despesa vai estar presente no resultado”, finalizou.
Foto: Procon/MS