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BAHIA SE CONSOLIDA COMO MERCADO ATRAENTE PARA NICHO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, DIZ ESPECILISTA

Bruna Carvalho - 02/06/2025 11:00

Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o estado obteve um crescimento de 7,4% em 2024, nas vendas do comércio varejista, superando a média nacional de 4,7%. Entre os setores de maior destaque estão os produtos alimentícios e os hiper e supermercados, indicando uma demanda crescente por produtos alimentares.

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 72% dos brasileiros aumentaram os cuidados com a alimentação nos últimos anos. Outrora, uma pesquisa da Ticket revelou que 85% dos consumidores brasileiros que fazem refeições fora de casa estão mais conscientes e interessados em ter uma alimentação mais saudável após a pandemia.

Pensando neste cenário e na vigente expansão do mercado da alimentação saudável na Bahia – fortalecido pela abertura de loja como “Mundo Zero”; “Artesanali”; “Boost Smoothie”; “Healthy Salad Bar”; SouFit – a reportagem do Bahia Econômica buscou entender o que poderia estar atraindo os empreendedores do nicho para o estado.

“Hoje, sem dúvida nenhuma, é um mercado muito mais atraente para quem estiver entrando nesse segmento agora do que há 18 anos atrás, quando a Nutrimaster iniciou as suas atividades no varejo”, revela a nutricionista e fundadora da rede Nutrimaster – Mercado Saudável, Eliane Aguiar, em entrevista ao portal.

Eliane ainda conta que, de forma pioneira, a empresa trouxe esse conceito de mercado saudável pensando em um espaço onde o consumidor poderá incluir uma variedade de alimentos saudáveis numa proposta “limpa”, com rótulos mais limpos, com menos produtos químicos, menos conservantes e alimentação inclusiva.

Ela ainda salienta que a Nutrimaster trouxe uma variedade de produtos sem glúten, sem lácteos, sem lactose e sem ovo, para aquelas pessoas que são intolerantes. O fato ressalta a conscientização dos empresários sobre condições como intolerância à lactose, doença celíaca e diabetes, impulsionando a demanda por produtos específicos.

“Nós incentivamos muito o crescimento da agricultura familiar orgânica, então o hortifruti da Nutrimsster é orgânico”, conta a nutricionista.

Recentemente, a unidade do bairro da Barra passou por um reposicionamento de marca, que, segundo Elaine, veio para “fortalecer a imagem da sustentabilidade, além de melhorar a experiência de compra dos clientes, já que a saúde e o bem-estar estão ganhando espaço entre os baianos”.

“Há uma tendência crescente nos últimos anos do interesse das pessoas no segmento de saúde e bem-estar. Isso é uma tendência mundial, não só da alimentação saudável, mas da prática de atividade física. Por isso é observado um maior número de academias, o maior número de espaços de yoga, espaços zen, ou seja, atividades onde as pessoas possam realmente estar mais em contato com a natureza”, explica a empresária.

“Pós-pandemia esse processo acelerou, onde as pessoas tiveram realmente um contato com um risco de vida maior e, consequentemente, elas passaram a entender o quanto era importante cuidar da imunidade e todos os fatores que estão relacionados a isso”, finaliza.

Foto: Acervo Nutrimaster/ Divulgação

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