A história do Grupo Silvio Santos é um dos maiores exemplos brasileiros de empresa familiar. De um camelô carismático ao comando de um conglomerado que inclui emissora de TV, banco, cosméticos e empresas de logística, o percurso de Senor Abravanel — e a atual fase de transição para as filhas — escancara os dilemas de muitas organizações familiares no Brasil: como garantir que o legado sobreviva às gerações?
É com esse pano de fundo que Salvador sediará, nos dias 3 e 4 de junho, a Imersão O Legado Infinito Fundadores. O encontro presencial, com vagas limitadas a 30 empresários, gestores e sucessores, promete debater os caminhos possíveis para que negócios com DNA familiar avancem de forma sólida, profissionalizada e com visão de futuro. O evento acontece no espaço The Latvian, na Bahia Marina.
Cenário de alto risco para empresas familiares
Dados do IBGE e do Sebrae revelam um cenário desafiador: 90% das empresas brasileiras têm origem familiar, mas apenas 30% sobrevivem à segunda geração. A terceira geração, então, é alcançada por menos de 15. A transição no Grupo Silvio Santos — onde as filhas têm papel cada vez mais presente — ilustra o que está em jogo: o risco de ruir ou a chance de reinventar o negócio com base em valores, governança e estratégia.
De acordo com levantamento recente da consultoria PwC, 56% das empresas familiares no Brasil ainda não têm plano de sucessão definido. E, enquanto o empreendedorismo no país bate recordes, com mais de 14 milhões de novos empreendedores em 2023 segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a longevidade desses negócios ainda é um desafio central.
Mentoria com quem constrói legado na prática
A imersão contará com a liderança dos fundadores João Fiamenghi, Kleber Falcão e Herbert Teixeira — nomes de referência no ecossistema de negócios e educação corporativa — além de mentores que acumulam vivência direta na gestão e sucessão de empresas. No time de palestrantes, estão confirmados nomes como João Kepler, Theo Braga, Amanda Vasconcelos, Luiz Vergueiro, Kiko Kislansky, Ricardo Teixeira, Roberta Carneiro, Renata Levindo, Cristhian Rodrigues, Vitor Igdal e Rafael Bastos.
“Sucessão é sobre preparo, não sobre sorte. Quando falta método e governança, até impérios correm risco — como vemos no próprio caso do Grupo Silvio Santos”, afirma Kleber Falcão, sócio do Grupo Ergo. “Nosso papel com o Legado é formar empresários com visão estratégica e capacidade de estruturar suas empresas para escalar e permanecer relevantes por décadas.”
Imersão com propósito e estratégia
A Imersão O Legado Infinito Fundadores é promovida pelo ecossistema O Legado, iniciativa que atua com foco na educação corporativa para empresas familiares. A proposta envolve conteúdos práticos, dinâmicas de aceleração, networking e a construção de um plano de ação real para profissionalização da gestão e estruturação de uma sucessão segura.
“Queremos que os participantes saiam com clareza sobre o que precisam mudar agora para garantir a perenidade do negócio. É uma formação feita por quem já errou, já acertou e está construindo o próprio legado com responsabilidade”, destaca Herbert Teixeira, fundador da Taza Assessoria de Marketing.
SERVIÇO
Imersão O Legado Infinito Fundadores
Data: 3 e 4 de junho
Local: The Latvian – Bahia Marina | Salvador – BA
Informações e inscrições: www.olegadoempresarial.com.br/imersao-o-legado-infinito
Foto: Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação