A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) será oficialmente anunciada como executora da Incubadora de Soluções para o Jornalismo negro periférico e independente, iniciativa inédita do Governo Federal. O lançamento acontece nesta segunda-feira, 26 de maio, às 17h, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador (BA), durante o 15º Fórum da Internet no Brasil.
A pesquisa integra o projeto de Incubadora de Soluções para Jornalismo, uma política pública inédita de fortalecimento de micro, pequenas e médias iniciativas jornalísticas — com foco em mídias negras, periféricas e independentes, coordenado pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), como parte do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial. A Incubadora visa fortalecer micro, pequenas e médias iniciativas jornalísticas — especialmente mídias negras, periféricas e independentes — por meio de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e formação.
A SEI será responsável pela coordenação do programa de pesquisa, incluindo análises e recomendações de políticas públicas para desenvolvimento e oferta de tecnologias, modelos de negócio, conhecimento e infraestrutura para pequenas e médias iniciavas jornalísticas e seus fornecedores nacionais. A escolha marca o reconhecimento da capacidade técnica da instituição baiana em subsidiar políticas públicas baseadas em evidências.
O evento de lançamento contará com a presença de representantes dos principais órgãos públicos envolvidos, incluindo o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, que integrará a mesa de abertura ao lado de autoridades como Tiago Cesar (Secom-PR), Andressa Almeida (MIR), Inácio Arruda (MCTI), André Joazeiro (Secti-BA) e Renata Mielli (CGI.br).