sexta, 09 de maio de 2025
Euro Dólar

CULTURA E LITERATURA TOMAM CONTA DE IBIASSUCÊ NO PRIMEIRO DIA DA FLIBI

VICTOR OLIVEIRA - 08/05/2025 17:37
O primeiro dia da 1ª Feira de Literatura e Arte de Ibiassucê – FLIBI, realizada nesta quarta-feira (7), foi marcado por uma programação diversificada e um clima de entusiasmo na cidade. Desde as primeiras horas, moradores de todas as idades envolveram-se em atividades que celebraram a rica cultura local e a literatura, transformando Ibiassucê em um grande palco de arte, educação e tradição. A comunidade compareceu à abertura do evento, demonstrando apoio e orgulho pela iniciativa inédita no município.
Logo pela manhã, a Caminhada Cultural deu o pontapé inicial na FLIBI. Em um colorido cortejo pelas principais ruas da cidade, estudantes, professores, artistas e demais moradores caminharam juntos ao som da Filarmônica São Sebastião e outras manifestações artísticas, carregando faixas que anunciavam o início da festa literária. A caminhada culminou na abertura oficial da feira, em frente à Igreja Matriz e Praça São Sebastião, onde a coordenadora do evento, Marlene Sousa (“Leninha”), recepcionou autoridades e o público presente. No palco, o prefeito Tadeuzinho e o representante do governo do Estado, Onísio Casemiro Rafike (da Fundação Pedro Calmon), também participaram da cerimônia de abertura, destacando em seus discursos a importância de valorizar a produção literária e artística de Ibiassucê. O momento foi de emoção e orgulho local, com homenagens aos escritores da terra e aplausos calorosos da plateia.
Ao longo do dia, os visitantes puderam apreciar a “Vila Literária” montada na Praça São Sebastião. Apresentações culturais ocorreram em paralelo. O grupo Circo Giramundo, atração da FLIBIzinha, encantou crianças e adultos com números circenses e performances lúdicas, arrancando risos e aplausos de todos. Outra atração especial foi o grupo Dupla de Dois, que encantou a plateia com suas contações de histórias na Escola Municipal Mundo Encantado. A Casa de Cultura de Ibiassucê sediou a Exposição de Projetos Estruturantes dos estudantes do Colégio Estadual Antônio Figueiredo – CEAF.
As atividades da tarde incluíram momentos voltados à educação e tradição. A exibição do documentário “Raízes Vivas: Conectando Gerações Através do Folclore em Ibiassucê – Bahia”, de autoria de João Afonso Rocha, contou com uma plateia interessada em conhecer mais sobre a identidade da região, alunos e professores do Colégio Estadual Antônio Figueiredo também marcaram presença. O filme emocionou ao retratar alguns contos folclóricos do município. A exibição provocou reflexão e orgulho cultural, reforçando o tema da conexão entre as gerações através da arte e da memória.
No início da noite, tivemos a palestra: “Entre (res) existência, narrativas e sertões: A vivência na palavra”, ministrada pela professora e pesquisadora Clélia Gomes dos Santos, realizada na Casa de Cultura. Doutoranda em Literatura e educadora no Instituto Federal Baiano, Clélia compartilhou suas experiências e reflexões sobre a importância da leitura e resistência na literatura. O público acompanhou atentamente a palestra, que rendeu um rico debate e destacou o papel transformador da educação e da cultura em Ibiassucê.
Mantendo o foco na literatura, a noite também foi cenário para o lançamento do livro do escritor Paulo Esdras. Professor e poeta, Paulo Esdras apresentou sua obra “De Versos Sentidos” na Vila Literária. Trata-se de um livro de poesia repleto de versos que instigam a imaginação do leitor – uma mostra da produção literária da região. O autor realizou uma breve apresentação da obra, lendo alguns trechos para o público, seguida de sessão de autógrafos.
Para coroar a jornada inaugural, a FLIBI – MUSICAL trouxe, às 20h30, Adolfo Júnior e João Henrique fechando a programação com chave de ouro. A dupla de artistas da terra subiu ao palco para uma apresentação repleta de nostalgia. Com um repertório que passeou por sucessos da música popular e canções consagradas da MPB, levando o público a cantar junto e dançar na praça.
 Da caminhada cultural matinal à música ao vivo noturna, cada atividade reforçou o orgulho de ser ibiassuceense e evidenciou talentos da terra. A 1ª Feira de Literatura e Arte de Ibiassucê continua nos próximos dias (até 10 de maio) com uma programação igualmente rica, incluindo rodas de conversa, lançamentos de outros livros, oficinas e mais atrações culturais. Depois de um início tão promissor, a expectativa do público só aumenta para os próximos capítulos deste evento histórico para a “Capital da Amizade”, que agora também se firma como um reduto literário e artístico no Alto Sertão baiano!
Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio  às Festas, Feiras e Festivais Literários (Nº01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, direcionada na modalidade fomento à execução de ações culturais, de acordo com o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura – Lei nº 12.365/2011, o Plano Estadual de Cultura – Lei nº 13.193/2014, o Plano Estadual de Educação da Bahia.
Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.