O governo baiano está trilhando um caminho sólido e consistente na transformação digital, com iniciativas sintonizadas a tendências internacionais e avanços que posicionam o nosso Estado como referência no cenário nacional. A avaliação consta de um diagnóstico elaborado como resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e a Estônia Hub, uma empresa que atua na promoção de relações tecnológicas e comerciais entre o Brasil e a nação do leste europeu, que é referência mundial no universo das novas tecnologias.
Produzido sem nenhum custo para o Estado, o relatório teve como objetivo identificar as principais potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governo digital adotado pelo governo baiano. Um dos pontos altos da Bahia, de acordo com o relatório, é a robutez da sua plataforma de serviços digitais ba.gov.br (www.ba.gov.br), que vem contribuindo para acelerar o processo de transformação digital no Estado, ao oferecer centenas de serviços ao cidadão de forma prática, acessível e segura.
A visão é confirmada, entre outras coisas, pelo exame do desempenho do Estado no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais, que tem garantido lugar de destaque ao governo baiano desde a sua criação. Além disso, uma análise técnica realizada pela Estônia Hub na interface do portal de serviços digitais do Estado mostrou compatibilidade com a grande maioria dos critérios adotados mundialmente para avaliação da usabilidade e da experiência do cidadão em softwares e produtos digitais.
Análise comparativa
A avaliação fez parte de uma análise comparativa entre as práticas de e-Gov adotadas pela Bahia e pela Estônia, e entre o nosso modelo e os de dois Estados brasileiros que também vêm se destacando nesta área: Piauí e Rio Grande do Sul. Em paralelo aos aspectos operacionais, o trabalho se voltou ainda para questões táticas e estratégicas, apontando não só convergências entre os diversos modelos, como também divergências que estão sendo tomadas como oportunidades de melhoria para o nosso Estado.
O coordenador-executivo de Transformação Digital, Igor Takenami, conta que entre os pontos de melhoria estão a necessidade de investir numa maior articulação entre órgãos –, com a adoção de políticas que garantam integração e eficácia na execução de estratégias – e a promoção da pauta de governo digital a níveis mais elevados da hierarquia institucional, como acontece em outros Estados, nos quais o gestor desta área se reporta diretamente ao governador.
“Ao comparar a nossa estratégia com a do Estônia, o relatório ainda sinaliza a importância de nos dedicarmos a pautas já consolidadas no país europeu, como a sustentabilidade, em especial ao incentivo o uso de tecnologias verdes, além de sugerir uma maior ênfase no desenvolvimento e experimentação de tecnologias emergentes e inovação digital”, conta Takenami.
Também como produto do relatório, foi elaborado um diagnóstico de maturidade digital. Tomando como base uma metodologia da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o estudo ouviu gestores do Estado sobre itens como transparência, segurança, aquisição de tecnologias, legislação e cultura de dados. Como resultado, a Bahia obteve nota 3,14, o que é considerado um indicativo de estágio intermediário em governo digital.
Missão
Além da elaboração do relatório, o acordo de cooperação técnica com a Estônia Hub viabilizou a realização, no último mês de março, de uma missão baiana ao país europeu. Sob a liderança do secretário da Administração Edelvino Góes, gestores de diversos órgãos estaduais tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer iniciativas com o potencial de acelerar o desenvolvimento da agenda de transformação digital no Estado.
República soviética até o início dos anos 1990 – quando conquistou sua independência –, a Estônia se destacou nos últimos anos como um modelo de sociedade digital. Dono de um ecossistema voltado para a inovação e o empreendedorismo, o país é berço de startups de sucesso como a Skype e tem 99% dos seus serviços oferecidos ao cidadão de forma inteiramente digital.
Foto: Matheus Landim/GOVBA