O mês de maio promete movimentar a programação anual em celebração aos 50 anos do Museu Geológico da Bahia (MGB). O equipamento, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), promove mais uma edição do projeto Terças Musicais, na primeira terça-feira do mês, dia 6 de maio, com a apresentação da camerata Bahia Cordas. O evento será realizado às 15h, no Cinema do Museu.
A Bahia Cordas, que foi fundada em março de 2007, apresenta um repertório versátil, de música barroca a sacra e popular, além de composições autorais. A Camerata, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), é formada por José Fernandes e João Campos, nos violinos; Laércio Souza dos Santos, na viola; Luís Daniel, no violoncelo e Orley Francisco, que comanda o contrabaixo.
O projeto Cameratas da OSBA tem como objetivo criar oportunidades de apreciação musical com vistas à difusão e o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação cidadã dos baianos. As apresentações têm caráter artístico e didático, e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla diferentes gêneros e estilos, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.
Terças Musicais: 10 anos de democracia musical
O projeto Terças Musicais completou 10 anos em setembro de 2024 e ocorre uma terça-feira por mês. Conta com a apresentação de uma camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia, que reforça o objetivo da OSBA de democratizar o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação de novas plateias, explorando e divulgando obras de grandes compositores.
Foto: Ascom/SDE