sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CÂMARA APROVA PROJETO-LEI QUE INSTITUI PlanMob

Redação - 04/07/2018 19:01

A Câmara dos Vereadores aprovou na tarde de hoje (4) o Projeto de Lei nº 79/2018, que institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador. Encaminhado pela Prefeitura ao legislativo municipal, o instrumento estabelece os princípios, diretrizes, objetivos gerais e estratégicos para a mobilidade urbana em Salvador e institucionaliza as determinações do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador (PlanMob). Com a aprovação da lei, o plano será regulamentado via decreto pelo prefeito ACM Neto.

“Salvador passa por grandes transformações na área de mobilidade, decorrentes de mudanças estruturais que estão em curso ou planejadas, nos sistemas viário e de transporte”, diz a Prefeitura em nota enviada à imprensa na tarde de hoje. “Logo, fez-se necessário desenvolver políticas e ações capazes de propiciar a realização do deslocamento populacional da capital baiana de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social”, prossegue o documento.

Ainda que o projeto tenha sido aprovado com relativa folga, num placar de 27 vereadores favoráveis contra sete contrários, a discussão foi polêmica, com vereadores alinhados ao prefeito ACM Neto sendo votados pelo público que acompanhava a votação nas galerias, além de veemente protestos de edis como o independente Edvaldo Brito (PSD) e os oposicionistas Hilton Coelho (PSOL) e Marta Rodrigues (PCdoB).

De acordo com a Prefeitura, o PlanMob prevê projetos que já estão consolidados e assegurados financeiramente. “Como exemplos estão as linhas do sistema metroviário, a implantação de sete linhas de BRT (uma delas já em fase inicial de obras), o VLT do Subúrbio, além de outras propostas de impacto para melhorar a conectividade viária, priorizando pedestres e ciclistas, por exemplo”, prossegue a administração municipal.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.