segunda, 28 de abril de 2025
Euro Dólar

EM MISSÃO NA CHINA, RUI COSTA BUSCA CONSOLIDAR PARCERIAS ENTRE BRASIL E PAÍSES ASIÁTICOS

Bruna Carvalho - 28/04/2025 09:30

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, deu início neste domingo (27) a uma série de compromissos na China para antecipar acordos que deverão ser formalizados em maio pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping. A agenda prevê reuniões com autoridades chinesas e executivos de empresas públicas e privadas, focadas em áreas como infraestrutura, saúde e tecnologia, dentro da perspectiva de novos projetos para o Novo PAC.

Liderando a comitiva, Rui Costa cumpre compromissos para divulgar oportunidades do mercado brasileiro. No primeiro dia, reuniu-se com Zheng Shanjie, ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China. Durante o encontro, ressaltou a importância da aproximação entre os dois países.

“Estamos buscando materializar e acelerar a mudança no patamar da relação entre Brasil e China. Essa mudança é uma aposta do presidente Lula e do presidente Xi Jinping no diálogo e na integração para fortalecer os vínculos entre os dois Estados”, disse.

Em seguida, visitou a sede da CCCC (China Communications Construction Company) e apresentou aos empresários o pacote de concessões de rodovias, que prevê 14 leilões até o final de 2025. A estimativa é de investimentos de até R$ 50 bilhões no setor.

A delegação brasileira também conta com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, além de representantes de outros ministérios e do BNDES.

Próximos passos da missão
Até terça-feira (29), a agenda será em Pequim. Na quarta-feira (30), Rui Costa seguirá para Xangai, onde se encontrará com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). O retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira (1º/5). Esta é a terceira viagem de Rui à China desde o início do governo Lula.

Foto: Divulgação/Casa Civil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.