Os agentes da Receita Federal apreenderam 60 canetas de Mounjaro, que é usado no tratamento de diabetes é conhecido por seu efeito no emagrecimento, no Aeroporto Internacional de Salvador na noite desta quarta-feira (23). O produto está avaliado em R$300 mil reais encontravam-se com um passageiro francês de 21 anos, que chegou à capital baiana em um voo da TAP procedente de Lisboa, com destino na Irlanda.
A receita federal já confiscou 11 mil canetas de Mounjaro em aeroportos brasileiros so no ano de 2024 no mês de fevereiro sendo 5 mil somente em 2025. A última apreensão ocorreu após a equipe de Vigilância Aduaneira identificar o passageiro por meio de técnicas de análise de perfil e constatar a presença do medicamento em sua mochila durante a inspeção por scanner.
O Mounjaro, à base de Tirzepatida, é regulamentado pela Anvisa apenas para importação por pessoas físicas, mediante apresentação de receita médica. Sua comercialização no Brasil é proibida.
De acordo com o medicamento exige refrigeração, porém foi transportado de forma inadequada, o que pode comprometer sua eficácia e representar riscos à saúde.
Foto: Divulgação/Receita Federal