Em celebração ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) localizada no Shopping da Bahia (SDB) realizará uma ação especial para a emissão em tempo real da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) entre os dias 23 e 26 de abril, de quarta-feira a sábado.
A campanha é uma realização do Shopping da Bahia em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SUDEF), e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
A CIPTEA é um instrumento de identificação crucial, pois o Transtorno do Espectro Autista nem sempre é visível. Dessa forma, o documento combate a discriminação e garante os direitos das pessoas com TEA, facilitando o acesso a serviços essenciais
O cadastramento para emissão da carteira faz parte da cartela de serviços normalmente oferecidos pelo SAC, mas o cidadão só recebe o documento dias depois por e-mail para impressão própria. Durante a campanha de Abril Azul no SDB, o processo será otimizado para garantir que a identificação seja entregue no momento do atendimento, proporcionando mais agilidade e comodidade para os requerentes e suas famílias.
No período, um balcão informativo na entrada do SAC estará disponível para distribuição dos cordões de identificação quebra-cabeça, com quantidade limitada.
Para participar, basta que o requerente e seu responsável legal, quando for o caso, compareçam à unidade do SAC que fica dentro do SDB durante o horário normal de atendimento do órgão. A emissão da carteira é gratuita, realizada por ordem de chegada e necessita dos seguintes documentos:
Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID; assinatura; e carimbo.
Requerimento preenchido (disponível para impressão no botão azul “imprimir requerimento” em informações pessoais no site do SAC Bahia).
Comprovante de residência (conta de água, luz, informativo de cartão de crédito ou declaração de residência emitida por Associação de bairro ou Instituições religiosas).
RG e CPF ou Certidão de Nascimento da pessoa com TEA.
RG e CPF do Responsável Legal (se aplicável).
A foto será tirada no momento do atendimento. O requerente deverá estar presente.
Informar o tipo sanguíneo da pessoa com TEA.
Crédito: Divulgação