quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4906

UTILIZAÇÃO DO CAPACETE REDUZ EM QUASE 80% O RISCO DE MORTE NO TRÂNSITO, INFORMA OMS

LIZANDRA MUNIZ - 15/12/2023 17:13

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a utilização correta do capacete nos motociclistas, uma vez que reduz significativamente em até  40% os ferimentos cerebrais e aproximadamente 76% o risco de morte.

A cada ano, cerca 1,3 milhão de indivíduos morrem e outras milhões ficam feridas ou incapacitadas devido a acidentes de trânsito, especialmente em países de baixa e média renda. Especialistas apontam que, à medida que o número de veículos sobre duas rodas aumenta, a prevenção de lesões causadas pelo trânsito torna-se um desafio social e econômico cada vez maior. Apesar de existir uma lei que torna obrigatório o porte do capacete em muitos países, sua utilização ainda é muito baixa.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), estado com grande circulação de motocicletas, está realizando campanhas educativas, aprimoramento de leis e na conscientização sobre a importância do uso do capacete, buscando assegurar a segurança nas estradas e redução de acidentes.

No território baiano, a Lei 9.503/97, que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), torna obrigatório o uso do capacete para condutores e passageiros de motocicletas. Conforme a regra, a infração por não estar usando capacete em um veículo sobre duas rodas, ou com vestiários inadequados, seja como piloto ou passageiro, é considerada grave e pode resultar em uma multa de R$ 293,47, além de custar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.