terça, 18 de março de 2025
Euro 6.23286 Dólar 5.7117

CURSO EM SALVADOR CAPACITA MÃES PARA PEQUENAS REFORMAS E TER AUTONOMIA FINANCEIRA

Victoria Isabel - 17/03/2025 18:30

A Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) iniciou, nesta segunda-feira (17), o Curso de Capacitação para Pequenas Reformas, voltado para mães de pessoas atípicas. O projeto está sendo realizado na Faculdade Unopar/Anhanguera, em Cajazeiras. A iniciativa visa qualificar as participantes para realizar reformas e pequenas manutenções nas próprias residências, promovendo maior autonomia financeira e social.

O curso é estruturado em três módulos: o primeiro, voltado para serviços elétricos, ensina desde tarefas simples como trocar lâmpadas até a instalação de chuveiros e tomadas. A segunda etapa aborda técnicas básicas de pintura e revestimento de paredes, incluindo lixamento e reboco. Já o terceiro módulo é focado no assentamento de pisos e revestimentos, preparando as participantes para aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática e eficaz.

De acordo com a diretora da DPCD, Daiane Pina, a proposta do curso não é apenas oferecer qualificação para o mercado de trabalho, mas também promover autonomia para as mulheres que participam. “Muitas dessas mulheres são mães solo e enfrentam dificuldades financeiras. Agora, elas poderão fazer reparos em suas próprias casas sem precisar contratar profissionais, o que vai gerar economia e independência”, explicou Daiane.

A iniciativa, que já conta com casos de sucesso nas turmas anteriores, tem mostrado que as participantes conseguem, além de cuidar de suas residências, aumentar sua renda ao aplicar as habilidades aprendidas.

O instrutor do curso, Fábio Coelho, compartilhou a metodologia adotada para garantir que as participantes saiam com o conhecimento necessário para aplicar na prática. “Elas aprendem desde a teoria básica, como as grandezas elétricas, até o processo de execução das tarefas em bancadas que simulam a divisão de uma casa. A parte prática representa mais de 65% do curso, para garantir que as mulheres realmente saibam colocar a mão na massa”, relatou.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.