Em meio às expectativas sobre o desempenho econômico da construção civil no ano passado, que deve ser conhecido no próximo dia 07 de março, quando o IBGE divulgar os dados oficiais do PIB de 2024, o saldo do balanço do setor imobiliário é, por enquanto, positivo. De acordo com números divulgados recentemente pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos da poupança totalizaram R$ 186,7 bilhões no último ano, ou um crescimento de 22,3% em relação a 2023.
A performance do segmento ajudou a impulsionar o setor varejista de materiais de construção (matcon), que teve um salto de vendas no último mês de 2024. É o que indica a mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, um dos mais completos estudos sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado se baseia na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor.
O Termômetro revela que, no último mês de 2024, a percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês anterior saltou de 47% para 51% entre os varejistas da construção civil. A pesquisa ainda mostra um predomínio, em todas as regiões do país, do percentual de lojas com aumento nas vendas de dezembro, com exceção da região Sul do país, em que a percepção de elevação das vendas foi equivalente à percepção de estabilidade.
Ainda a nível regional, o Nordeste se destacou com o maior saldo nas vendas (crescimento menos retração), com uma diferença de 40% entre a percepção de aumento das vendas e a impressão de queda. Todas as regiões cresceram expressivamente na comparação de dezembro de 2024 com dezembro de 2023, com ênfase para o Norte, cuja percepção de crescimento nas vendas foi de 30%, em 2023, para 52%, no ano passado.
Em relação à expectativa de vendas para os próximos três meses, incluindo o mês de março de 2025, o levantamento indica que o sentimento de crescimento nas vendas apresentou uma melhora tímida entre os lojistas de matcon, indo de 54%, em novembro, para 55%, em dezembro, após um desânimo expresso na última medição, quando desabou de 68%, em outubro, para 54% no mês seguinte.
Foto: Divulgação