No mês da mulher, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, traz a segunda onda do levantamento do perfil da empreendedora brasileira no país. O estudo traz as razões que levam as mulheres a abrirem seus próprios negócios, além do comparativo com a primeira edição da pesquisa. O levantamento traz ainda as diferenças de gênero ao empreender.
Entre as motivações, 46% das respondentes afirmaram que flexibilidade de tempo foi o que as levaram a empreender, enquanto 40% o fizeram em busca de independência financeira. 24% afirmaram que empreendem para ter uma renda complementar e 20% para ganhar mais do que ganhava antes.
A mesma pergunta foi realizada na primeira onda da pesquisa, feita em 2022, e é possível verificar diferença entre os dados. A principal motivação era a independência financeira para 40% das mulheres, razão, hoje em segunda colocação, mas mantendo a mesma porcentagem (40%). Flexibilidade era o segundo motivo, com 29% – versus 46%, atualmente.
Em terceiro lugar, com 24%, as mulheres empreendiam para fazer o que acreditavam. Na onda atual, essa motivação está em quinto lugar, sendo a razão de 18% das respondentes. Ter renda complementar era a quarta colocada, com 21% das respostas. Essa motivação também subiu na prioridade das empreendedoras, ocupando a terceira colocação com 24%.
Por fim, destaque para a motivação financeira de ganhar mais. Em 2022, 20% das respondentes empreenderam por conta disso. Hoje, é a quarta colocada, com a mesma porcentagem.
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