O Governo da Bahia realiza, pelo 17º ano, o projeto Eco Folia Solidária – o Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, no Carnaval de Salvador. A iniciativa promove a inclusão de catadores de material reciclável na folia por meio de um desfile, que acontece nesta quarta (26), a partir das 16h, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), e vai contemplar dois mil catadores de materiais recicláveis.
O projeto, que conta com patrocínio da Bahiagás, é uma oportunidade de os profissionais da reciclagem desfilarem festivamente no percurso onde atuarão no período de Carnaval, proporcionando a valorização e o reconhecimento do trabalho prestado por eles à sociedade. Neste ano, o desfile contará com as atrações do Rixô Elétrico e convidados, com repertório homenageando os 40 anos do Axé Music.
O Eco Folia Solidária tem como objetivo fortalecer empreendimentos da cadeia produtiva de reciclagens de resíduos sólidos, proporcionando melhores condições de trabalho e renda. A ação conta com a parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre) e da Associação de Catadores, sendo uma das pautas da Agenda Bahia do Trabalho Decente, iniciativa pioneira do Governo do Estado, que busca aproximar ainda mais a agenda de trabalho decente à realidade e às necessidades locais.
A iniciativa contemplará cooperativas de catadores de recicláveis, oferecendo fardamento adequado (calça, camisa, boné), EPI’s (botas, luvas, protetor auricular) equipamentos e equipe técnica para execução do projeto. Os materiais coletados nas centrais serão vendidos pelos catadores avulsos para as cooperativas parceiras da iniciativa, que estocam esse material aguardando o melhor momento para a comercialização à indústria recicladora, já que durante a folia o mercado se desvaloriza em decorrência da maior oferta dos resíduos.